Os juízes de Santa Catarina estão passando por cursos de tiro. Nesta semana, 16 magistrados fazem aulas em Chapecó. Entre agosto e dezembro a capacitação será feita na comarca de Florianópolis. Além do treinamento de disparos, será oferecida uma modalidade de direção defensiva e ofensiva, em setembro e dezembro.

Continua depois da publicidade

Segundo o coordenador do núcleo de inteligência e segurança institucional do Tribunal de Justiça, desembargador Sidney Eloy Dalabrida, o principal objetivo é dar ao juízes conhecimento técnico para o enfrentamento de situações de risco que possam se apresentar.

As atividades de autodefesa começaram no início de 2018. Dalabrida revela que nos últimos anos, as ameaças contra magistrados no exercício da função tiveram um aumento significativo. Sobretudo, afirma, por conta do avanço das organizações criminosas. Todos os juízes podem fazer o curso.

Outro objetivo das aulas de tiro é ajudar na interpretação de crimes. Os magistrados treinam disparos com diferentes calibres e superfícies. Nesta quarta e quinta (3 e 4), a capacitação envolve os profissionais das comarcas de Chapecó, Quilombo, Pinhalzinho, Abelardo Luz, Mondaí e Xanxerê. Cada um deles dará mais de 100 tiros.

Continua depois da publicidade