O peso que a gente dá para os episódios da vida é muito singular. Não consigo imaginar o que realmente importa para uma pessoa dizer: “hoje é o melhor dia da minha vida”. Porque para mim o significado é um, mas para quem está ao nosso lado pode ser outro. Já ouvi tantas vezes essa expressão, e em diferentes situações, que poderia desconfiar de umas ou outras por pensar que talvez aquele momento não seja digno dessa expressão. Mas quem sou eu para julgar? O melhor dia das nossas vidas pode ser hoje, só que se amanhã for melhor, dá facilmente para colocar o amanhã como melhor dia.
Continua depois da publicidade
Leia todas as crônicas de domingo
No caso do recém-formado Cantanhede, a imagem acima comprova que a quinta-feira, 16 de dezembro, não foi uma data qualquer. Ele se formou como soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, um dos concursos mais visados nos últimos anos para quem pretende ingressar na carreira da segurança pública. Ajoelhado no gramado do Centro de Ensino da PM, em Florianópolis, ele foi abraçado pela família. A mãe, ali ao lado, juntou as mãos em sinal de oração enquanto também estava ajoelhada.
O melhor dia da vida de Cantanhede, como ele mesmo classificou depois da formatura, talvez também seja o melhor dia da vida da família. A foto dos três comemorando em lágrimas a ascensão do jovem soldado resume uma felicidade que ninguém será capaz de medir, a não ser eles mesmos. Estamos, na maioria das vezes, propensos a julgar sem saber, sem nem entender o significado de cada passo para uma pessoa.
Mas só Cantanhede e a família sabem o que viveram para que ele se tornasse um soldado. Os caminhos de um concurso público, além da particularidades da vida de uma pessoa, são sempre recheados de temores e incertezas, o que já justificaria qualquer lágrima ou comemoração efusiva. Pela emoção transparente da fotografia, conseguimos sentir uma felicidade ímpar capaz de resumir uma trajetória difícil.
Continua depois da publicidade
Possivelmente Cantanhede terá outros momentos felizes com a nova carreira. Ainda podem vir promoções, títulos e honrarias. Pode ser que esses momentos futuros desenhem outros dias singulares, e é por isso que se torce. O que se espera é que sempre tenhamos motivos para comemorar, e depois concluir: “hoje foi o melhor dia da minha vida”.
Leia também:
O mito
Muda de opinião como muda de roupa
O que os livros de história vão contar