O clima é de espanto nos bastidores da Câmara de Vereadores de Florianópolis. Depois que o vereador Renato da Farmácia (PSDB), líder do governo Gean Loureiro (DEM), resolveu atacar o próprio Gean na tribuna durante a sessão desta terça-feira (14), as primeiras reações nos bastidores já aconteceram. A primeira delas é que Renato deve ser catapultado da função de líder. A base governista e o próprio prefeito ainda tentam entender os reais motivos do descontentamento do vereador, que se utilizou do projeto do túnel da Lagoa da Conceição para atacar. Mas não parou por aí: o futuro ex-líder também citou a poluição nas águas da Lagoa e as dificuldades de recolhimento de lixo pela empresa terceirizada pela prefeitura para engrossar o discurso contra Gean.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Ainda durante a sessão, os colegas de base governista demonstraram espanto com o discurso de Renato. Isso porque, costumeiramente o líder de governo pede os tempos do colega para poder falar por um período maior na tribuna e defender Gean. Nesta terça-feira, então, ele tinha 14 minutos disponívels. Só que o tempo foi usado para atacar a gestão da prefeitura.
Dalmo Meneses (DEM) chegou a interpelar o colega no microfone ao afirmar que havia cedido seu tempo, mas que não esperava pelos comentários de Renato. Nos bastidores, alguma ou outra reclamação até era aguardada, mas o tom elevado surpreendeu mesmo os opositores, o que dá origem à frase: “para que oposição se existe Renato da Farmácia?”.
Efeitos nos projetos
A repercussão das últimas horas foi tanta que o governo Gean resolveu recuar na votação de um projeto importante previsto para esta quarta-feira (15) à tarde. Seria discutido em plenário o projeto que autoriza a instalação das antenas de 5G na Capital. Para isso, é necessária uma mudança no plano diretor e 16 votos dos 23 para aprovação.
Continua depois da publicidade
Com a liderança do governo “fora dos eixos”, o Executivo preferiu se reorganizar para futuramente votar a proposta.
Explicações
A real motivação do ataque ainda é especulada nos bastidores, até porque o túnel da Lagoa já teria sido elogiado por ele no plenário e em redes sociais. Durante o discurso desta terça-feira, Renato cita um pedido de rotatória na Lagoa da Conceição e também a falta de diálogo por parte do prefeito com ele recentemente. Mesmo assim, ainda não há consenso de que realmente esses sejam os fatos geradores. As especulações passam até mesmo pelas Eleições de 2022 já que o vereador chamou a construção do túnel na Lagoa da Conceição de “obra faraônica para a campanha a governador”.
Veja o vídeo da sessão abaixo. O trecho em que Renato discursa com ataques ao prefeito se inicia aos 21 minutos e 40 segundos:
Leia também:
Frequentar o Mercado Público de Florianópolis é “arriscadíssimo”, diz promotor
Continua depois da publicidade
Caminhão cai em ribanceira e fica destruído às margens da BR-282 em Rancho Queimado
Vendedor de alfajor é vítima de ação truculenta e covarde de guardas em Itajaí; veja vídeo
Deputado propõe frente parlamentar pela duplicação da BR-282