O atual presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), João Henrique Blasi, será o nome catarinense para disputar uma das vagas de ministro abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com a consolidação da disputa, Blasi passou a ter mais apoio. Nos próximos dias, o órgão em Brasília abrirá o edital para preencher dois espaços destinados a magistrados que estão nos Tribunais de Justiça do país. Geralmente, os processos de preenchimento preveem três nomes a serem enviados ao presidente da República. No entanto, se abrirá uma exceção para simplificação do processo.

Continua depois da publicidade

Assim, Lula terá que escolher dois dos quatro nomes na Lista que será feita pelos ministros do STJ. Além de Blasi, outros dois desembargadores são apontados como fortes: Carlos Vieira von Adamek, de São Paulo, e Elton Martinez Carvalho Leme, do Rio de Janeiro. Também é ventilada a possibilidade de que um nome da Bahia entre com força na disputa.

Em SC, Blasi tem apoio garantido entre os principais nomes dos Poderes. Nos bastidores, ele deve contar também com a força de políticos ligados à presidência da República. Inicialmente, entretanto, ele precisará estar entre os quatro indicados dos ministros do STJ, algo que também já teve um trabalho de conversas iniciado.

Com a confirmação do nome de Blasi na lista, caberá a Lula escolher entre ele e os outros três candidatos. É justamente nisso que o grupo de bastidor que o apoio trabalha para consolidar.

Continua depois da publicidade