A retomada de corridas de rua em Santa Catarina pode ser autorizada nos próximos dias. A discussão vem sendo provocada pela Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), que protocolou um pedido junto ao governo do Estado para que seja feito um evento-teste em São José. Pelo proposta da entidade, seriam seguidos protocolos específicos como o uso de máscara durante toda a prova. o governo, entretanto, tem sido cauteloso com as liberações. Ao mesmo tempo, a Associação alega que eventos irregulares sem os cuidados necessários vêm ocorrendo em SC.

Continua depois da publicidade

Organizadores anunciam volta de corridas de rua em SC; eventos precisam de aval

A Abraceo espera uma resposta do Estado na próxima sexta-feira, quando há uma reunião agendada com representantes do governo. A proposta da entidade de uma “Corrida de Verificação de Protocolos” surgiu em encontro com o Ministério Público (MP-SC), Secretaria de Saúde, Fesporte e Federação Catarinense de Atletismo.

Fazem parte da associação empresas organizadores de corridas. Em outubro de 2020, uma prova similar ao evento-teste sugerido em SC foi colocada em prática. Segundo o diretor de relações governamentais da Abraceo, a proposta é fazer a corrida no dia de junho, que é o primeiro domingo do mês.

Calendário da Fesporte é autorizado depois de um ano

Continua depois da publicidade

Protocolos da prova

Pelo modelo do evento-teste, vão participar da prova convidados pelas entidades organizadores e inscritos em vafas limitadas. Pessoas de grupos de risco somente será autorizada a entrada com o comprovante da segunda dose da vacina contra Covid-19, além de um período extra de 20 dias. Todos os membros da organização, trabalhadores e participantes passarão por triagem na entrada, com verificação de temperatura, além de não será permitido o acesso aos familiares e amigos no local da prova.

Renato Igor: Governo de SC acerta ao liberar prática de esportes

A retirada dos kits terá agendamento antecipado e os atletas serão colocados em filas com sinalização e balizamento para que o distanciamento seja cumprido. A máscara será obrigatória a todos os envolvidos, incluindo atletas e funcionários. Espaços com álcool em gel estão previstos nos lugares de maior circulação, enquanto as largadas ocorrerão “em ondas”, com aviso antecipado aos atletas do horário de cada um.