Está pronto para ir à votação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o projeto que proíbe a corrida de cães no Estado. O texto é do deputado estadual Marcius Machado (PL), que fez o protocolo em março deste ano. A proposta já passou por todas as comissões da Casa com parecer favorável. A tendência é de que o projeto também seja aprovado no plenário, onde será analisado em turno único.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

A proposta do parlamentar prevê uma alteração no Código Estadual de Proteção de Animais para incluir entre os itens vedados “realizar competições de corrida de cães”. Houve uma emenda do próprio autor para permitir a atividade somente com animais que atuam nas forças de segurança como as polícias Civil e Militar nos casos de treinamento.

Diferentes órgãos do governo do Estado foram ouvidos pela Alesc através de ofício sobre o projeto. Todos eles se manifestaram de forma favorável, incluindo secretarias de Agricultura e Saúde, além da Polícia Militar (PM-SC).

Nos últimos meses, as ocorrências envolendo disputa com cachorros em Santa Catarina passaram a preocupar. Isso porque, um decreto no Rio Grande do Sul proibiu a prática no Estado gaúcho. As fiscalizações aumentaram, por isso, aumentaram. As corridas teriam passado a ocorrer em solo catarinense.

Continua depois da publicidade

Essa é uma das suspeitas da Polícia Civil. Em maio, a corporação flagrou uma corrida clandestina em Araranguá, no Sul do Estado. Cães da raça galgo, usados para as disputas, foram recolhidos com sinais de maus-tratos.

Leia também

5 dicas para estimular o aprendizado das crianças durante a pandemia

Ondas quase viram barco de pesca em praia de Florianópolis; veja vídeo

Serra catarinense oferece acomodações para todos os gostos; conheça as possibilidades