Inaugurado em 10 de agosto, o Contorno Viário da Grande Florianópolis tem quatro túneis duplos. Um deles fica no limite de São José e Biguaçu, enquanto os demais estão no trecho de Palhoça. No entanto, há uma curiosidade na numeração das estruturas que ficam espalhadas ao longo dos 50 quilômetros da ligação. Quem passa pelo local percebe que a ordem está invertida (veja abaixo fotos dos túneis).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Os túneis ainda não têm um nome oficial, então são chamados por números. Para quem acessa o Contorno por Biguaçu em direção a Palhoça, o túnel 4 é o primeiro, justamente no limite entre Biguaçu e São José. Entretanto, o segundo túnel no caminho é o número 1. Depois, na sequência, vêm os túneis 2 e 3, na ordem natural. Ou seja: o Contorno tem uma ordem bagunçada feita pelos túneis 4, 1, 2 e 3, no sentido Biguaçu/Palhoça, ou 3, 2, 1, 4, no sentido contrário.

A explicação é técnica. Nas diferentes alterações que foram feitas no projeto do Contorno, nem todos os túneis eram previstos. Com a consolidação da obra, ficou definido que três estruturas seriam feitas em Palhoça, o que definiu os túneis 1, 2 e 3, no sentido Biguaçu/Palhoça.

Entretanto, posteriormente, a Arteris Litoral Sul fez uma opção própria de incluir o quatro túnel no limite de São José e Biguaçu por conta de questões ambientais. Caso contrário, uma nova mudança de traçado seria necessária. Com isso, nasceu o túnel 4, “bagunçando” a ordem numérica.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo fotos dos túneis e do Contorno Viário: