Em vistoria feita no final da tarde desta quarta-feira à obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis, o senador Esperidião Amin (Progressistas) concluiu que a estrutura está pronta para uso. Amin tem fiscalizado a construção da ligação de 50 quilômetros nos últimos anos. Segundo ele, a nova rodovia já poderia ser operada nesta quinta-feira, 1º de agosto, mesmo com alguns serviços a serem finalizados. A Arteris Litoral Sul prometeu que o Contorno seria concluído no dia 31 de julho de 2024.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– O fato é que hoje, 31 de julho, posso dizer: a rodovia está pronta, ou seja, o Contorno de Florianópolis pode ser operado amanhã (1º de agosto). Você entra pela trombeta ao sul, em Palhoça, e sai no Rio Inferninho, em Biguaçu, no norte. Então, os 50km estão prontos – disse Amin.

Apesar disso, existe uma parte da obra, que faz a ligação entre dois bairros de Palhoça, que ainda não está concluída:

– No quilômetro 232 existe uma ligação entre Guarda do Cubatão e Aririú, em Palhoça. Existe um viaduto em forma de ferradura onde houve problema nos cabos de protensão. Essa passagem do lado sul, ao sul do Contorno para o norte do Contorno, ficou transferida provisoriamente para o quilômetro 231, onde está sendo feito uma marginal pavimentada para atender o bairro e com isso chegar até o viaduto do quilômetro 232. Então, está sendo feito uma marginal que vai permitir que os veículos venham para o quilômetro 231 e passem para o norte. Lembrando que o pedestre já vai poder passar pelo viaduto – explicou o senador.

Continua depois da publicidade

FOTOS: Como está o Contorno Viário no último dia do prazo prometido pela Arteris

Amin ainda explicou que essa situação não finalizada é uma medida de segurança que eles estão tomando: “Eu acho que diante do fato de ter havido rompimento dos cabos de protensão, podemos dizer o seguinte: nesse viaduto em forma de ferradura existem 750 sessões, ou seja pedaços de cabos de protensão, dos 750, romperam 15. É necessário sanar o risco, ou seja, tem que recuperar os cabos para ter a proteção projetada”.

Na prática, a obra tem a ligação entre os 50 quilômetros, mas ainda precisa de diversos serviços de finalização, como asfaltamento de um trecho, que deve ser feito nesta quinta-feira (1º). Apesar da interligação total do Contorno, ainda não é possível rodar pelo local conforme o projetado. A inauguração oficial está marcada para 9 de agosto.

Veja abaixo imagens feitas pela equipe do senador Amin, neste 31/7/24: