A obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis, considerada a maior construção de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil, tem condições de ser entregue dentro do atual prazo, que é julho de 2024. Esta é a conclusão de uma análise feita pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) na primeira quinzena de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Novos túneis da Grande Florianópolis estão com obras civis prontas; veja fotos

A conclusão, de acordo com a entidade, se baseou nas visitas e imagens feitas pelo engenheiro Ricardo Saporiti, que acompanha a evolução do projeto, e vai ao encontro de estudo anterior da entidade, que já apontava a possível conclusão das obras no fim do primeiro semestre deste ano. Nas conclusões do relatório feito por Saporiti, ele destaca a “elogiável preocupação e aplicação de procedimentos em segurança no trabalho desenvolvidos pelos colaboradores da Concessionária (Arteris Litoral Sul).

Além disso, a análise ressalta: “Considerando-se o ritmo de evolução das obras e serviços, no período compreendido entre a última vistoria (junho/23) e esta (07/02/2024), o progresso das obras e serviços, nos permite estimar – mantido o ritmo dos trabalhos – a liberação do tráfego na VIA DE CONTORNO DE FLORIANÓPOLIS no próximo mês de JULHO/2024”.

Por fim, ele recomenda “ser da maior importância e urgência, que os Poderes Executivos e Legislativos dos municípios de Palhoça, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos, venham estabelecer um “Plano Diretor” das áreas lindeiras as faixas de domínio do Contorno Viário da Grande Florianópolis, regulamentando o desenvolvimento delas”.

Continua depois da publicidade

Para o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, o levantamento da entidade traz boas perspectivas para a conclusão desta obra estratégica para SC e o país: “Importante agora é cuidar das áreas lindeiras e faixas de domínio para que o contorno não se transforme em uma via urbana, comprometendo a segurança e a fluidez do corredor logístico litorâneo”.

VEJA ABAIXO FOTOS DA FIESC EM VISTORIA À OBRA:

Leia também:

Fotos mostram as obras da ponte da Lagoa da Conceição, que pode ter trânsito ainda em 2024