Estão abertas as inscrições para a Meia Maratona do Contorno – Juntos pela vida, a corrida de rua que vai ter como percurso o Contorno Viário da Grande Florianópolis. As obras no local estão previstas para serem liberadas no final de dezembro de 2023. Antes disso, em 3 de dezembro, está marcada a prova nos percursos de 21 km (meia maratona), 10 km e 5 km. O Contorno é a maior obra de infraestrutura rodoviária do Brasil, e tem a corrida patrocinada pela Arteris, concessionária da BR-101 Norte e responsável pela construção.
Continua depois da publicidade
Lula marca viagem a Santa Catarina; saiba quando
A prova será das 7h às 11h, num domingo. O evento é destinado a pessoas de todas as idades, inclusive com mobilidade reduzida, com percursos também de 50 a 200 metros. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro no site oficial da Meia Maratona Contorno. As vagas são limitadas. Segundo a Arteris, além da prova, uma programação de atividades contará com oficinas sobre saúde e bem-estar e aulas de dança, além de massagem, recreação de crianças e área médica. Serão montados ainda espaços exclusivos para descanso e lazer.
Obras no Contorno
As obras seguem em andamento em trechos do Contorno Viário. Depois da saída de uma das empresas, que atuava na região de Palhoça, a Arteris ainda negocia a contratação de uma nova empreiteira para assumir aquele ponto da construção. Já na região de Biguaçu e São José, as obras continuam normalmente com outras empresas.
Mais de 82% de suas obras estão concluídas e 37 dos 50 km já estão pavimentados. A expectativa é que a obra trará mais fluidez no trânsito e segurança para os catarinenses, além de desenvolvimento socioeconômico para a região.
Continua depois da publicidade
O Contorno Viário terá 50 quilômetros totais de pistas em pista dupla, além de contar com seis acessos por trevos – sendo três já concluídos – e quatro túneis duplos (um deles com as obras civis finalizadas, dois em fase de pavimentação e o quarto em fase final de escavações subterrâneas). Também há sete pontes, com seis já concluídas, e 20 passagens em desnível, sendo 16 entregues. A Arteris já aplicou R$ 2,8 bilhões na construção do Contorno, cujo investimento total será de R$ 3,9 bilhões.
Leia também:
Contorno Viário terá trânsito liberado sem que obras estejam concluídas