Autor de relatórios periódicos do andamento da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis, o senador Esperidião Amin (Progressistas) divulgou um novo posicionamento preocupante. Segundo ele, o prazo prometido pela Arteris Litoral Sul de entregar a estrutura em dezembro de 2023 “foi para o espaço” e não será cumprido. Nesta quarta-feira (9), Amin se reuniu com o presidente da Agência Nacional de Transportes de Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, que ficou de se posicionar sobre o cronograma da obra até a próxima sexta-feira (11).
Continua depois da publicidade
Empresa assume trecho do Contorno Viário
Segundo Amin, o trechos do Contorno Viário na interseção com a BR-282 e com a BR-101, que têm a previsão de conclusão para dezembro de 2023, deveriam estar com 66% e 83% executados, respectivamente, no mês de outubro de 2022. No entanto, o estágio atual das obras é de 28% e 22% respectivamente, com a agravante de estarem completamente paralisados, aguardando a mobilização da nova empreiteira.
Por outro lado, a Arteris Litoral Sul, concessionária da rodovia, se posicionou nesta quarta-feira em relação ao posicionamento do senador. Em nota, a empresa afirmou que trabalha para cumprir o cronograma acordado com a ANTT, responsável pela fiscalização da obra no governo federal.
Conforme a concessionária, atualmente, o Contorno Viário de Florianópolis conta com mais de 1.600 trabalhadores e as atividades estão sendo realizadas nos 50km da futura rodovia. Em toda a extensão da obra, estão em andamento serviços drenagem, terraplanagem, construção de obras de arte especiais, como pontes, viadutos e trevos, além dos trabalhos nos quatro túneis duplos que fazem parte do projeto. Os túneis 1 e 4 já registaram a conclusão das escavações subterrâneas nas duas pistas.
Continua depois da publicidade
Por fim, segundo a Arteris, as obras são executadas 24 horas por dia, de segunda a sábado.
Leia também
Alargamento da Praia dos Ingleses, em Florianópolis, é autorizado e deve terminar em janeiro
Matrículas para ensino fundamental de Florianópolis serão abertas em dezembro