Os membros do Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis emitiram uma Resolução em que recomendam que a prefeitura mantenha a UPA Sul no Rio Tavares e não leve a estrutura para o antigo aeroporto. Como a coluna publicou em 22 de maio deste ano, o município decidiu que a unidade será transferida para o novo complexo de Saúde que será feito onde antes funcionava o terminal do Aeroporto Hercílio Luz, na Capital. Os conselheiros defendem a suspensão do projeto do complexo.

Continua depois da publicidade

UPA Sul, em Florianópolis, será transferida para o antigo aeroporto de Florianópolis

Na Resolução publicada no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (6), o Conselho recomenda, inicialmente: “A manutenção da UPA Sul no local onde se encontra, com viabilização imediata de sua reforma e ampliação, conforme consta nas metas 2.2.2 e 2.2.3 da Programação Anual de Saúde de 2023, aprovada pelo CMS em 28/04/2022 e revisadas 26/05/ 2023”.

No artigo segundo, eles recomendam: “A suspensão do processo de construção/organização do complexo médico na área do aeroporto antigo, divulgado na mídia, sem que esteja previsto nos
instrumentos de gestão aprovados pelo CMS, e que foi apresentado nesta plenária, quando discutido o
item 3. UPA Sul- organização atual e estrutura”. A suspensão, afirmam, “deverá permanecer até que a gestão municipal apresente estudo que indique a necessidade, viabilidade e custos efetivos daquela estrutura, com detalhamento de todos os itens estruturais, operacionais e orçamentários, para apreciação e análise deste Conselho”.

A prefeitura, entretanto, afirma que seguirá com os planos iniciais. O município defende que a reforma da UPA Sul teria alto custo. Em relação ao novo complexo de Saúde, a prefeitura pretende unir diversos serviços em um espaço para que a população tenha atendimento mais rápido.

Continua depois da publicidade