O Conselho de Ética da Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou, nesta segunda-feira (26), um parecer pela cassação do mandato do vereador Maikon Costa (PL). O relatório do vereador Diácono Ricardo (PSD) teve três votos favoráveis e uma abstenção. Na próxima quarta-feira (28), o parecer será votado em plenário. Com 16 votos, o parlamentar tem o mandato cassado.

Continua depois da publicidade

A denúncia contra Costa foi feita pelo suplente Sargento Mattos, também do PL. Segundo ele, os fatos ocorreram em setembro de 2023, quando Mattos assumiu a cadeira de Costa temporariamente. De acordo com o relato do suplente, em 13 de setembro, “quando em reunião no gabinete da Presidência fora questionado pelo Presidente da possibilidade da prorrogação de sua permanência na vereança, quando foi interpelado pelo Vereador licenciado Maikon da Costa, que adentrou na sala de reuniões sem autorização, quando falou que não liberaria para um traidor”. Depois disso, os dois teriam se desentendido novamente no dia 22 do mesmo mês, com necessidade de intervenção por parte de assessores.

No parecer pela cassação, Diácono Ricardo disse que “os depoimentos deixam claro a tentativa de obstrução do mandato do Denunciado, proporcionando o cerceamento da atividades do gabinete, tendo sendo obrigado a buscar alternativas para o livre exercício de seu mandato”. Os vereadores Gabrielzinho (Podemos) e Maryanne Mattos (PL) concordaram com o parecer do relator, enquanto Manu Vieira (NOVO) se absteve e disse que votará em plenário.

Para a cassação, são necessários 16 votos. Nos bastidores, comenta-se que a tendência é de que o parlamentar seja afastado.

O que diz Maykon Costa

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (26), Costa diz que estava em São Paulo, onde foi vítima de um assalto. Por conta disto, ele não esteve na sessão do Conselho de Ética. No vídeo, o vereador critica os colegas do Conselho de Ética e diz que voltará a Florianópolis para se defender em plenário: “Tenho a convicção de ter feito um bom combate, de ter feito aquilo que deveria ter sido feito. Sendo cassado ou não, a minha missão foi cumprida.

Continua depois da publicidade