A última semana teve movimentos importantes na composição das eleições municipais em Florianópolis. Aos poucos, o cenário se desenha para que o vai ser levado às urnas na Capital catarinense em 2024. Pré-candidato à reeleição, Topazio Neto (PSD) anunciou o apoio do MDB e do Republicanos ao projeto dele. O União Brasil, partido do ex-prefeito Gean Loureiro também já sinalizou que estará na mesma chapa. Assim, está se configurando o grupo de situação, que ainda precisa definir o nome do candidato ou candidata a vice.
Continua depois da publicidade
PSD descarta apoio a Chiodini em Itajaí e diz que terá candidato na cidade
A expectativa atual é que o PL indique a vaga ao lado de Topazio. Os vereadores Maryanne Mattos e Gabrielzinho despontam como possibilidades. No entanto, o União ainda surge como opção caso o partido do governador Jorginho Mello não esteja no mesmo projeto, algo que aos poucos mostra-se irreversível.
Na chapa da esquerda, Marquito (PSOL) começa a montar um grupo que já tem o PSB como aliado. O PT também pretende disputar a eleição, e tem Vanderlei Farias, o Lela, como pré-candidato. Nos bastidores, a união das siglas de esquerda é cogitada como a opção mais viável para a disputa contra Topazio.
Pelo Progressistas, o pré-candidato é o ex-vereador Pedrão. Outro nome conhecido da Capital também orbita entre os cotados para disputar a eleição, que é o ex-prefeito de Florianópolis e ex-senador, Dário Berger. A candidatura dele, entretanto, ainda é uma incógnita, assim como o caminho que deve seguir o PSDB na Capital. A sigla, na eleição passada, esteve com Angela Amin.
Continua depois da publicidade
Por fim, a tendência é que o NOVO não tenha candidato na Capital catarinense e concentre esforços em outras cidades do Estado como Joinville e Blumenau.
VEJA ABAIXO OS NOMES QUE PODEM DISPUTAR ELEIÇÃO EM FLORIANÓPOLIS:
Leia também:
Marcado julgamento no TRE que pode cassar mandato de deputado federal de SC