O Estado corre contra o tempo para entregar pelo menos duas pistas do acesso ao novo terminal de passageiros do aeroporto de Florianópolis até 1º de outubro. Dos seis lotes, somente três estão prontos faltando dois meses para o prazo. Os concluídos são dois referentes a obras de artes especiais como nova ponte, reforma de uma estrutura e galeria, além do trecho final do acesso, que leva até a entrada do novo terminal.

Continua depois da publicidade

Ainda restam serviços importantes nos outros três lotes. O primeiro deles, chamado de 1A, tem 67% das obras concluídas, mesmo sendo um dos mais antigos em andamento. O governo do Estado conseguiu terminar as desapropriações no local em julho. Agora as obras enfim começaram na região do trevo da Seta, no Sul da Ilha de SC. Segundo o secretário de Infraestrutura, Carlos Hassler, a ideia era entregar o lote totalmente pronto em 1º de outubro, mas a quantidade de tubulações naquele ponto pode comprometer o prazo. Então, o começo do acesso seria em apenas uma pista até chegar na nova ponte, que está pronta.

Ligação com viaduto é um dos próximos passos do lote 1B (Foto: Leo Munhoz)
Ligação com viaduto é um dos próximos passos do lote 1B (Foto: Leo Munhoz)

Ainda no 1A, a empreiteira responsável faz a ligação do viaduto construído dentro do lote de obras especiais. Dali em diante, entra o maior problema, o lote 1B. Com 1,4 km de extensão, ele vai do bairro Carianos. no Sul da Ilha, até o loteamento Santos Dumont, atrás do Estádio da Ressacada.

A obra foi liberada em 20 de outubro do ano passado e está 58% pronta. Este lote será entregue totalmente em pista simples, apesar da previsão de quatro faixas. Hassler conta que, recentemente, os técnicos encontraram um problema no solo que os obrigará a fazer uma pequena alteração no projeto para a entrega no prazo.

A ideia era usar as duas pistas do sentido Centro enquanto as outras não ficarem prontas. Mas, com o problema do solo, haverá um desvio para o uso das pistas no sentido Sul da Ilha.

Continua depois da publicidade

– Vamos ter as quatro pistas, com funcionalidade plena em quatro pistas, lá para dezembro, na melhor das hipóteses. Como vem a temporada, pode ficar para fevereiro, março (de 2020) – explicou o secretário de Infraestrutura.

Em paralelo, há outra corrida contra o tempo para a instalação da iluminação no trecho. A licitação está a cargo da Celesc, de acordo com Hassler.

No lote 1A, as desapropriações foram finalizadas recentemente (Foto: Leo Munhoz)
No lote 1A, as desapropriações foram finalizadas recentemente (Foto: Leo Munhoz)

ACESSO AO SUL DA ILHA

Medições dos lotes realizadas no dia 18/7/19:

Lote 1A – Inicia na interseção da SC-405 (Trevo da Seta) e vai até o acesso ao Bairro Carianos (Estádio da Ressacada): 67% da obra executada

Continua depois da publicidade

Lote 1B – O trecho que tem 1,403 km e vai do Viaduto do Carianos ao Loteamento Santos Dumont teve a ordem de serviço assinada dia 20 de outubro de 2018, e serviços iniciados no dia 24 do mesmo mês e ano: 58% da obra executada. No dia 1º de outubro de 2019, este lote será entregue em pista simples. Previsão para iniciar a pavimentação da pista simples até o fim de agosto

Lote 1C – Localizado entre o Loteamento Santos Dumont e a intersecção de acesso ao Sul da Ilha: 86% da obra executada. Trecho está sendo pavimentado

Lote 2A – Com extensão de 3,78 km, o trecho que vai do Rio Fazendinha até a entrada do novo terminal está concluído e foi liberado para facilitar o transporte de materiais para a construção do novo terminal: 100% da obra executada

Lotes 3A e 3B – obras de arte especiais – Restauração e prolongamento da ponte existente sobre o Rio Tavares. Nova ponte sobre o Rio Tavares, viaduto do Carianos e galeria do Rio Fazendinha: 100% das obras executadas.

Continua depois da publicidade