Com o pontapé inicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a reprodução em efeito cascata nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), o combate à mentira nas Eleições 2022 se intenficou nas últimas semana. O trabalho do TSE de se reunir com as principais plataformas de redes sociais para discutir estratégias é um dos exemplos mais recentes. Em Santa Catarina, no final de 2021 foi criado um Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação dentro do TRE-SC.
Continua depois da publicidade
> Saiba tudo sobre as Eleições 2022
O projeto é alinhado ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto de 2019. Segundo o TRE, é monitorada a divulgação de qualquer desinformação que prejudique a imagem e a credibilidade da Justiça Eleitoral catarinense, além de elaborar campanhas de conscientização e promover a capacitação das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral.
Uma estrutura à altura para responder às mentiras que circulam diariamente, tanto antes como durante e após o processo eleitoral. A credibilidade do sistema de votação brasileiro já está mais comprovada, e não pode ficar refém das fake news que circulam constantemente neste período.
Novo presidente
O desembargador Leopoldo Brüggemann assume no dia 10 de março a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) para comandar o órgão nas Eleições 2022. Ele substitui o desembargador Fernando Carioni, que fez a preparação do cenário eleitoral nos últimos meses aqui no Estado.
Continua depois da publicidade
O vice-presidente do TRE-SC será o desembargador Alexandre D’Ivanenko. Brüggemann tem forte atuação na área criminal dentro do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Atualmente, ele comanda o GMF, grupo que monitora o sistema prisional catarinense com forte atuação junto aos trabalhos do Estado nos presídios e penitenciárias nos últimos anos.
Leia também:
> Técnicos da Saúde de SC reprovam retirada de máscaras por crianças nas escolas
> Secretaria de Saúde de SC emite alerta para aumento de casos de Covid-19 no Carnaval
> Médicos reafirmam: máscaras impedem proliferação da covid-19 e não atrapalham respiração