O vice que virou prefeito agora será reeleito e empossado. Às 19h deste 1º de janeiro de 2025, quando Topázio Silveira Neto (PSD) assinar o termo de posse para o mandato de 2025 a 2028 como prefeito de Florianópolis, ele terá à frente o primeiro mandato completo. Eleito como vice em 2020, ao lado de Gean Loureiro (União Brasil), o pessedista assume com desafios à altura de uma capital que cresce bastante nos últimos anos, mas sem a infraestrutura necessária para acompanhar a demanda. Na prática, o que a cidade precisa é pensar grande e se projetar para o futuro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O primeiro ponto que Topázio precisa encarar é a mobilidade urbana. Florianópolis está travada em alguns pontos. Um plano de mobilidade torna-se urgente, com gestão adequada do trânsito e obras compatíveis com o tamanho que a capital catarinense tem e terá nos próximos anos. Na reforma administrativa já aprovada na Câmara e sancionada no final de 2024, foi criada uma secretaria específica para a mobilidade. Resta a Topázio dar ao novo órgão critérios técnicos para sua operação.
Na área de saneamento básico, Florianópolis tem desafios enormes, a começar pelo Sul da Ilha. Em 2023, o prefeito chegou a anunciar que retiraria aquela região da cidade do domínio da Casan. Depois, afirmou que faria estudos para analisar a viabilidade dessa mudança. Com a aproximação política junto ao governador Jorginho Mello (PL), o assunto esfriou.
Falando em política, Topázio entra numa nova fase. Quando eleito como vice, o prefeito reeleito estava alinhado a Gean Loureiro, que passou a ser seu adversário nas eleições de 2024. Agora, os novos aliados são Jorginho e o PL. Os liberais ganharam espaço dentro do novo governo com a indicação de secretarias importantes, como a de Assistência Social.
Continua depois da publicidade
A ocupação das pastas, inclusive, passa a ser uma das vitrines da nova gestão. Os nomes ainda não foram anunciados, o que deve ocorrer nos próximos dias. A formação do novo grupo é fundamental para entender os rumos escolhidos por Topázio nesta gestão, que será 100% dele.
Com o grande desafio de pensar a cidade para o futuro, a nova gestão municipal terá a missão de, literalmente, destravar a cidade. Isso passa não só pela mobilidade, mas também por fazer com que projetos importantes saiam do papel, como é o caso da Marina da Beira-Mar Norte.
Por fim, a cidade ainda precisa da continuidade das apurações internas sobre as nove operações policiais realizadas nos últimos dois anos dentro da prefeitura, que envolvem suspeitas de irregularidades. São casos diferentes, incluindo situações ocorridas antes de Topázio assumir a prefeitura, mas que expõem a necessidade de uma gestão que combata a corrupção com energia.
Veja fotos de Topazio e Maryanne na eleição de 2024
Continua depois da publicidade