Desde que a OAB-SC mudou o formato de escolha dos integrantes das listas para o Quinto Constitucional, em 2021, as disputas internas ganharam ares de campanhas políticas. É o que vimos nas últimas semanas por conta da cadeira em aberto no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Com a aposentadoria do desembargador Fernando Carioni, abriu-se à OAB-SC a indicação de um novo nome para o Judiciário catarinense. Nesta quarta-feira (16), ocorre a etapa criada no ano passado, em que os associados votam para escolher os integrantes da Lista Sêxtupla que será enviada ao TJ-SC.
Continua depois da publicidade
Quem é o favorito para ser o novo desembargador do TJ-SC pelo Quinto da OAB
Justamente por conta da votação entre os associados é que a disputa ganhou ares de campanha política. Os candidatos passaram a percorrer o Estado atrás de votos, como os políticos tradicionais. Nas redes sociais, assim como ocorreu recentemente por conta das Eleições 2022, espalham-se posts dos advogados-candidatos pedindo apoio.
Na prática, as boas votações são buscadas porque elas fazem a diferença na hora das decisões que vêm pela frente. Em muitos casos, desembargadores e os governadores optam por indicar os mais votados para as cadeiras no TJ-SC. É o que Carlos Moisés da Silva fez nas três vagas que teve direito a indicar no tempo em que está como governador.
Na disputa atual, três nomes tendem a aparecer na frente na votação desta quarta-feira: Fábio Jeremias (o mais votado entre os Conselheiros da OAB-SC na primeira etapa), João de Nadal (segundo mais votado) e GIovani Lima (sétimo mais votado). Além deles, outros nove advogados disputam a preferência dos colegas. Destaque para Guilherme Scharf Neto (terceiro mais votado entre os conselheiros), Marivaldo Bittencourt (quarto) e Carolina Sena Vieira (quinta).
Continua depois da publicidade
Após a etapa desta quarta, os desembargadores do TJ-SC escolhem três dos seis indicados pela OAB-SC para que o governador faça a definição final. Nos bastidores, a coluna ouviu alguns dos principais protagonistas do processo do Quinto, em vários setores, e o nome de João de Nadal é o mais forte para ser o escolhido por Carlos Moisés como novo desembargador do TJ-SC.
Leia também:
Advogado desiste de atual vaga de desembargador no TJ-SC e mira próxima disputa