Os prefeitos da Grande Florianópolis vão integrar um grupo com diferentes órgãos para definição de medidas contra o colapso da Covid-19 na região. O primeiro encontro oficial será nesta quinta-feira (11), às 16h. Antes disso, nesta quarta-feira (10), eles fizeram duas reuniões diferentes. Uma pela manhã, sem avanços, e outra à tarde, com a presença do secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, que indicou pela abertura do centro integrado de resposta, aos mesmos moldes que ocorreu em Chapecó para atendimento ao Oeste.
Continua depois da publicidade
“Somos o epicentro da nova cepa”, diz secretário de Saúde de SC sobre avanço da Covid no Sul do país
A ideia é que encontros diários façam a avaliação do cenário para a tomada de decisão. Até o momento, por decisão da maioria dos prefeitos das quatro maiores cidades – Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu -, serão seguidas as regras determinadas pelo Estado, sem maiores restrições. A fiscalização deve ser intensificada, assim como foi pelo determinado pelo governo à Polícia MIlitar (PM).
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
> “É assustador”, diz secretário da saúde de Joinville sobre efeitos da nova variante do coronavírus
Continua depois da publicidade
O cenário de colapso na Grande Florianópolis tem forte impacto nas maiores cidades da região, principalmente na Capital, onde unidades estão limitação de atendimento, incluindo hospitais particulares. O Estado trata a região como uma das mais preocupantes no momento, junto com Joinville.
> SC confirma mais sete casos da variante brasileira do coronavírus
Para a maioria dos prefeitos da região, entretanto, nenhuma medida adicional deve ser tomada por enquanto. A ideia é que o novo grupo integrado tome decisão e faça escolhas diante do cenário que se agrava. Os secretários municipais de saúde vão participar do projeto.
A secretaria de Estado da Saúde também fará parte do novo modelo. O secretário André Motta Ribeiro participou da reunião da tarde desta quarta-feira com os prefeitos das quatro maiores cidades. Os encontros do grupo ocorrerão no Cigerd, da Defesa Civil, no bairro Capoeiras, em Florianópolis.
Leia também
> “Covidário Brasil”, desabafa infectologista de Joinville sobre colapso na saúde
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC
> Cresce o número de crianças e adolescentes contaminados pela covid-19 em SC