O longo julgamento que terminou com os 21 investigados da operação Caronte tornados réus, pela Quinta Câmara Criminal do TJ-SC, nesta quinta-feira (14), foi marcado por um clima quente. Manifestações de advogados durante as sustentações orais em defesa dos denunciados provocaram uma reação da desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer, relatora do caso.
Continua depois da publicidade
Além de votar para que a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) fosse aceita na íntegra, incluindo o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, ela determinou a remessa de comunicação da sessão à OAB por conta das falas de advogados. A magistrada entendeu que foi atingida por manifestações feitas durante as sustentações orais.
Em uma das falas, por exemplo, o presidente da Quinta Câmara Criminal chegou a intervir para se manifestar diante de uma afirmação do defensor. O clima tenso predominou durante a sessão e gerou a reação de Cinthia ao final durante a leitura do voto. O caso ainda deve repercutir.
Com a denúncia aceita, abre-se a ação penal contra os 21 réus. Algumas medidas cautelares ainda seguem impostas a parte dos investigados.
Continua depois da publicidade