Dois cargos de chefia do SC Saúde, que é o plano de saúde dos servidores públicos estaduais de Santa Catarina, foram exonerados nesta segunda-feira (11) pelo governador Jorginho Mello (PL). Levy Hermes Rau, diretor do órgão, e Leandro José João, coordenador geral, tiveram as demissões confirmadas no Diário Oficial do Estado. O motivo: cirurgias autorizadas e feitas pelo próprio Levy Rau, que desde fevereiro deste ano era diretor do plano. A informação foi publicada inicialmente pelo jornal O Globo, e confirmada pela coluna. Os valores recebidos por Rau teriam sido superiores a R$ 200 mil. O agora ex-diretor alega que os pacientes já eram atendidos por ele antes da gestão no SC Saúde, enquanto o ex-coordenador diz que não tem ligação com os fatos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os procedimentos feitos foram de ortognática bimaxilar, uma das especialidades do profissional, que é dentista. Em nota, a Secretaria de Estado da Administração disse que, “após ciência de suspeita de irregularidades em procedimentos ocorridos no Plano SC Saúde, determinou o imediato afastamento de seu diretor e está instaurando uma sindicância interna para apuração dos fatos”.

De acordo com O Globo, documentos obtidos “pela coluna “indicam que as autorizações para os procedimentos podem ter ocorrido fora dos trâmites comuns do plano”, incluindo a falta de outros orçamentos e também a escolha do valor mais alto para execução de um procedimento na comparação com os demais preços. A reportagem também diz que os honorários médicos pagos ao diretor também ultrapassaram o padrão normalmente adotado pelo SC Saúde.

Em contato feito pela coluna, o agora ex-diretor disse: “Por hora, te adianto que se trata de pacientes meus que eu já tratava anteriormente à minha gestão. Não gostaria de expô-los neste momento. A matéria traz uma série de informações inverídicas, como, por exemplo, os valores que supostamente recebi de honorários. Adianto que sempre atuei com lisura nos meus casos. Vou aguardar a sindicância para então me manifestar”.

Continua depois da publicidade

Leandro José João afirma que: “Gostaria de expor que fui pego de surpresa com minha exoneração e com o caso em questão, o qual não possuo qualquer ligação. Acredito que a sindicância irá elucidar a situação publicada”.

Bastidores

O caso chegou ao núcleo central do governo do Estado na última sexta-feira (8). Foi quando o governador Jorginho Mello (PL) chamou Levy Rau para uma conversa e exigiu que os valores fossem devolvidos ao SC Saúde, o que teria sido concordado por parte do agora ex-diretor. No final de semana, porém, a situação evoluiu. Neste domingo (10), o caso voltou a ser discutido dentro do governo por conta da reportagem do jornal O Globo e Jorginho optou pelas demissões.