Os dados preliminares do Censo 2022 em Santa Catarina revelam que algumas regiões do Estado registraram nos últimos anos um crescimento considerável no número de habitantes. Nesta onda, Chapecó destaca-se com dados impressionantes: em 2010, eram 183.530 moradores na cidade, enquanto os números prévios do levantamento mais recente do IBGE apontam para mais de 251 mil pessoas residindo na maior cidade do Oeste catarinense. Com isso, o reflexo nas construções é visível.
Continua depois da publicidade
Concurso da “década”: Alesc vai reabrir inscrições nos próximos dias
Dados da prefeitura de Chapecó mostram que desde 2021, já foram aprovados em torno de 4 mil alvarás de construção no município. Isto representa mais de três milhões de metros quadrados de obras. No mesmo período, foram liberados 3.350 alvarás de habite-se, num total de 1,3 milhão de metros quadrados de obras concluídas. Também desde 2021, ocorreram 10 mil consultas prévias de construção, que são verificações de viabilidade dos empreendimentos, índices de construção e parâmetros urbanísticos.
A prefeitura credita a ações para desburocratizar os pedidos de liberação de obras, além da aplicação de tecnologia nos processos. Tudo isso se alia à explosão que deve ser confirmada pelo IBGE nos próximos dias com a conclusão do Censo 2022: 36% a mais no número de moradores na maior cidade do Oeste.
Leia também:
Voos entre SC e o RJ vão ter mudança de aeroporto na chegada ao Rio; entenda
Continua depois da publicidade
Veja imagens da última casa no endereço mais caro de Balneário Camboriú
Concursos públicos com 4.436 vagas são autorizados pelo governo federal