Há alguns dias os meteorologistas que atuam em Santa Catarina alertam para a chegada de um ciclone com potencial de causar grandes estragos ao Estado. Não foram poucos os alertas, tanto dos profissionais da meteorologia como também de órgãos como prefeituras e a Defesa Civil do Estado.
Continua depois da publicidade
Defesa Civil de SC pede que as pessoas evitem sair de casa após impactos de ciclone
Mesmo assim, é visível que houve quem ignorasse os avisos. As imagens que se espalham pelo Estado mostram embarcações soltas, andaime voando, entre outros episódios. Todos poderiam ter sido evitados? Obviamente que não, mas evento extremos requerem medidas extremas, incluindo cuidados mais intesos para que se evitem danos.
Além disso, a população catarinense precisa adequar-se à realidade local: somos um corredor de fenômenos climáticos. Está cada vez mais comprovado que o Estado tem sido mais atingido por fortes chuvas e ventos. Desta forma, precisamos nos comportar à altura da nossa característica.
Para tanto, é necessário estar atendo aos alertas da Defesa Civil e seguir as orientações dos especialistas. Deslocamentos desnecessários e a falta de cuidado com ações básicas podem causar prejuízos imensuráveis.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Ciclone em SC causa suspensão de aulas e de serviços de saúde