Passado o Natal, inicia-se em Santa Catarina uma período típico da temporada de verão. Com um movimento ainda leve nas estradas durante a manhã desta segunda-feira (25), nas próximas horas começa a “invasão” ao Estado. Turistas de diversas partes do país vão se dirigir às praias catarinenses. É o que já apontam os números dos principais órgãos e corporações que monitoram o trânsito nas rodovias federais, principalmente.
Continua depois da publicidade
Números revelam a “enxurrada” que vai invadir Santa Catarina nos próximos dias
Somente a Arteris Litoral Sul, por exemplo, prevê um crescimento de 50% no fluxo diário da BR-101, no trecho Norte, que é o mais procurado pelos motoristas por ser o acesso a locais como Balneário Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Itapema, entre outros. A alta procura da “invasão” se dá porque os turistas adotam um perfil semelhante: passam o Natal em família e depois procuram a praia para o Réveillon.
Já o governo de SC estima em 2,8 milhões de turistas externos chegando ao Estado nos próximos dias. Este dado não inclui o turista interno, que é o catarinense que se desloca de uma região para a outra neste período do ano.
Apesar de o período mais intenso ser a partir desta terça-feira (26), o que se viu em algumas cidades como Florianópolis foi uma mudança de perfil de movimento. Em 2023, as filas nas principais vias de acesso às praias começaram antes. Os turistas já se deslocaram em direção ao Estado durante a semana pré-Natal.
Continua depois da publicidade
Os congestionamentos nas estradas de acesso aos principais redutos de praia mostram isto claramente. Os números altos de vinda de turistas vão se confirmando já nos primeiros dias do verão. E assim seguirá em janeiro.