A semana foi de mais um embate entre moradores da Serra catarinense para disputar quem teve a temperatura mais baixa nos dias frios. Por falta de transmissão de dados, Bom Jardim da Serra ficou sem a medição da quarta-feira (15), o que causou uma revolta local pela falta da divulgação dos dados na comparação com os municípios. Historicamente, como lembra o colega meterologista, Leandro Puchalski, há um confronto de temperaturas envolvendo Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e São Joaquim (foto), principalmente no inverno. Nesta última cidade, por exemplo, há nove estações oficiais para medir o frio.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina e seu frio de -8ºC: Algo comum para a Serra

A estratégia dos municípios é semelhante. Todos querem a instalação dos equipamentos de medição nas áreas consideradas mais frias. No caso de Urubici e Bom Jardim da Serra, há uma disputa histórica pela temperatura registrada na estação do Morro da Igreja. Um impasse territorial é motivador da polêmica.

Além disso, segundo Puchalski, há estação particulares instaladas nas cidades. Elas registram baixas temperaturas que passam a ser usadas pelos moradores para a comparação com os vizinhos. Foi o que ocorreu em Bom Jardim da Serra durante a semana. A população local diz que uma estação particular registrou -10ºC, que seria a menor temperatura da terça-feira.

Nas redes sociais, as reações foram intensas. Isso inclui a de moradores de cidades vizinhas, como Urupema, onde a estação oficial marcou -8ºC e estabeleceu a temperatura mais baixa. Os incentivadores do turismo na cidade comemoraram o registro e a “vitória” sobre as cidades vizinhas.

Continua depois da publicidade

Do ponto de vista estratégico para a Serra Catarinense, porém, o confronto entre as cidades deixa de lado a união que poderia gerar um roteiro conjunto para os visitantes. Ao disputar a temperatura mais baixa, os municípios querem atrair turistas sob o pretexto de “cidade mais fria”.

Mas, pelo histórico, sabe-se que todas têm um potencial enorme no turimo de frio. Uma disputa saudável precisa ser em quem oferece melhor estrutura para atender os visitantes. Somente assim é que a região tende a se desenvolver.

Veja também:

Roupas e água de reservatório congelam com temperatura mais fria do ano na Serra de SC; veja vídeo