Com DNA totalmente manezinho, uma cervejaria catarinense começou, neste ano, a exportar produtos para a China. Somente em 2023, já foram 600 litros de cervejas enviados para a Ásia. Com o crescimento da marca, a cervejaria Cozalinda agora prevê uma nova fábrica, que deve ser construída em 2024, em Florianópolis. O terreno já está definido.

Continua depois da publicidade

Florianópolis terá novos voos internacionais para Lima e Montevidéu

A exportação para a China ocorre após a conclusão de instalações próprias que foram feitas justamente para aumentar a produção e possibilitar vendas para fora do país. A produtora manezinha é focada em cervejas ácidas complexas, como cervejas selvagens e de fermentação mista. O processo de fabricação destes produtos, segundo a Cozalinda, demora no mínimo um ano para ser concluído. A empresa usa exclusivamente microrganismos manezinhos e somente ingredientes catarinenses.

A venda para a China foi feita entre garrafas de 750ml, 1,5L e barris de chopp. A quantidade de 600 litros, enviada nas primeiras remesas, pode parecer baixo, mas para este tipo de produto de nicho, se trata de uma das poucas cervejarias latino-americanas que exportam esse tipo de cerveja.

Em texto enviado à coluna, o co-fundador e cervejeiro da Cozalinda, Diego Simão afirma: “apesar da recessão global, que também afeta este tipo de produto, conseguimos vender nossa primeira remessa para China. E de momento estamos em contato com compradores do Canadá, Holanda e Alemanha. Ou seja, estamos na torcida para levar esse produto manezinho para cada vez mais lugares”.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, a nova unidade fabril será no Norte da llha. A ideia afirma, não necessariamente é expandir a produção neste momento, mas ter um espaço mais bem dimensionado para receber visitas, que começaram a ampliar.

Veja abaixo fotos da produção da Cozalinda:

Leia também:

Comitiva do governo de SC vai à China; entenda os motivos