Um grupo de 44 estudantes de Santa Catarina tenta antecipar a vacinação contra a Covid-19 ou a aplicação da dose única da Janssen para viajar ao Exterior. Eles foram aprovados e cursos de especialização na França, país que impõe condições para a entrada diante da pandemia de coronavírus. Uma das regras é que os estudantes estejam 100% vacinados.
Continua depois da publicidade
Em ofício enviado no começo de agosto ao governo de Santa Catarina, Leonardo Baldissera, que é o representante do grupo, pede a antecipação da segunda dose no caso daqueles que já tomaram a primeira ou a aplicação de uma dose da Janssen. Eles alegam que podem perder a bolsas caso não recebam a imunização no mês de agosto. Os cursos estão previstos para iniciarem em setembro, mas os estudantes ainda não teriam recebido resposta do pedido por parte do Estado.
A coluna procurou o superintendente da Divisão de Vigilância em Saúde (Dive) da secretaria de Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário. Segundo ele, o Ministério da Saúde garantiu a vacinação de contemplados com bolsas no exterior do CNPq. Nestes casos, os interessados precisam indicar os municípios onde vão receber a vacina.
Macário explica que os estudantes foram incluídos na lista do grupo prioritário para a imunização conta a COVID-19 e receberão a vacina de dose única, em data a ser definida em breve: “Estamos aguardando os resultados do levantamento feito pelos órgãos de fomento de pesquisa, e o envio de informações oficiais do Ministério da Saúde, para sabermos como proceder.
Enquanto ainda não há a operacionalização da vacinação, Macário diz que os interessados podem receber o imunizante conforme as faixas etárias.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Florianópolis torna vacinação contra Covid obrigatória para servidores municipais
Itajaí prepara “Viradão da Vacina” para imunizar pessoas com 18 anos ou mais contra Covid
Continua depois da publicidade