O processo que pede a cassação do senador Jorge Seif (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está pronto para ser votado. Nesta quarta-feira (20), o relator do caso, o ministro Floriano Marques, encaminhou o caso para a assessoria do plenário, que é o setor responsável pelos agendamentos das pautas dentro do órgão.
Continua depois da publicidade
Ministério Público Eleitoral defende a cassação de Seif no TSE; veja detalhes
O movimento processual diz: “Remetidos os Autos (outros motivos) para Assessoria de plenário”. Na prática, o ministro diz que está pronto para levar o caso aos demais ministros votarem. Nos próximos dias, então, o TSE marcará a data oficial do julgamento.
A expectativa é que ele ocorra na primeira quinzena de abril. Nos bastidores, após a posição do Ministério Público Federal (MPF) pela cassação, cresceu a possibilidade de Seif ser cassado pelos sete ministros do órgão.
A defesa do senador nega as irregularidades apontadas pelo PSD, de que ele teria cometido abuso de poder econômico na disputa das eleições de 2022. Os advogados creem que, assim como no TRE-SC, o pedido de cassação será considerado improcedente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade