Havia muita expectativa para o prazo de filiações para as Eleições 2022 em Santa Catarina. Entre uma surpresa e outra, o cenário que se desenhava no começo do ano pouco se alterou. Os candidatos ao governo do Estado seguem os mesmos. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que já havia desistido uma vez, voltou a anunciar sua permanência no cargo. Já o empresário Luciano Hang confirmou a falta de convicção que o impedia de assumir qualquer projeto, enquanto Clésio Salvaro e Fabrício Oliveira preferiram manter seus projetos nas prefeituras de Criciúma e Balneário Camboriú. Todas cartas que flutuavam sobre a mesa e acabaram ficando fora do jogo.
Continua depois da publicidade
> Leia tudo sobre as Eleições 2022
Permaneceram os nomes já conhecidos: Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL), Gean Loureiro (União), Raimundo Colombo (PSD), Dario Berger (PDB), Décio Lima (PT), Odair Tramontin (NOVO) e Antídio Lunelli (MDB). É a partir deste grupo que vão ocorrer as conversas para a montagem das chapas ao governo de SC nos próximos meses.
Preferências
Depois de conquistar o Podemos e o Avante, Moisés quer garantir o MDB e o PSDB. Aos emedebistas a oferta é a cadeira de vice. O governador não tem escondido nas conversas com todos os partidos a intenção de ter um emedebista ao seu lado. O nome, no entanto, ainda não é certo.
Gean e Colombo
Com a chapa que seria montada entre João/Salvaro/Hang, tanto Gean como Raimundo Colombo perderiam espaço. Mas agora ambos voltam a figurar na linha de frente. Os dois querem ser candidato ao governo, mas o Senado pode acabar para um deles. Gean tem um acordo com o PSD para que ambos concorram juntos.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, nenhuma porta parece estar fechada, tanto que recentemente ele conversou com Moisés. Além disso, nesta balança toda ainda há o Progressistas de Amin que pode fazer a diferença.
Leia também:
SC tem renúncia de prefeitos e secretários para as eleições; saiba quem sai e quem fica
Filiação de Moro vai ser impugnada se ele insistir em projeto nacional, diz União Brasil-SP
Criador do Patati Patatá filia-se ao Podemos e chama saída de Moro de “traição”
Antídio Lunelli deixa prefeitura de Jaraguá do Sul para concorrer nas eleições