A discussão sobre a realização das festas de Carnaval em 2022 ganhou espaço nos últimos dias em todas as partes do país. Não poderia ser diferente em Santa Catarina. Os municípios catarinenses com tradição no evento mantêm os planos para fevereiro do próximo ano. No entanto, a secretaria de Estado de Saúde ainda está cautelosa e não confirma a festa, assim como têm se manifestado no mesmo sentido as secretarias de outros Estados brasileiros.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A coluna conversou com o secretário de Saúde de SC, André Motta Ribeiro. Ele diz que atualmente o Carnaval está fora dos regramentos em vigor: “neste momento, dentro do protocolo do Evento Seguro e da regra sanitária, não está autorizado”. Motta argumenta que em eventos com trio elétrico e palco não há como fiscalizar e cumprir o regramento.

Para o secretário, ainda é precoce fazer qualquer avaliação do cenário de fevereiro. Por isso não é possível cravar se realmente haverá liberação para as festas. As medidas mais recentes adotadas em SC, como a flexibilização do uso de máscara e 100% de público nos estádios, devem ter efeito nas próximas três ou quatro semanas. Somente com a análise desse impacto, de acordo com Motta, é que será possível discutir outros avanços em relação à pandemia.

– Seria irresponsabilidade falar em Carnaval sem saber dos impactos – destacou.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, conforme reportagem do NSC Total, das cinco principais cidades que promovem o Carnaval, quatro seguem com os planos de organizar a festa em 2022.

Leia também:

Moisés dá novo passo em direção ao MDB em encontro com Celso Maldaner

Pacotão dos servidores de SC chega nesta terça; plano de carreira da Polícia Civil vai junto

Candidato declarado à reeleição, Moisés passa a receber apoios públicos