O governador de Santa Catarina Carlos Moisés da Silva anunciou nesta quarta-feira (7), por meio de rede social, a convocação de concursados do Instituto Geral de Perícias (IGP), da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, são 196 vagas para 1° de setembro e 150 para 1° de novembro.
Continua depois da publicidade
Os primeiros que serão nomeados são 50 agentes e 50 escrivães da Polícia Civil, além de 94 peritos e dois papiloscopistas. Moisés ainda garantiu a convocação de 150 dos 292 bombeiros excedentes do Corpo de Bombeiros para 1° de novembro. Os outros 142 bombeiros vão ser chamados em março de 2020.
Ao final do vídeo postado em sua rede social, o governador disse que também chamará os aprovados nos concursos da Polícia Militar para oficiais e soldados, ambos em andamento, assim que eles forem concluídos.
Desde o começo do governo Moisés, os concursados faziam uma forte pressão pela convocação. As diferentes categorias criaram campanhas nas redes sociais pedindo a nomeação. Internamente, no governo do Estado, a situação do IGP era considerada a prioritária. A falta de profissionais, principalmente no interior de Santa Catarina, vinha se agravando. Por isso a necessidade de chamada de 96 profissionais.
No caso da Polícia Civil, apesar dos 394 aprovados, além do cadastro-reserva, a delegacia-geral optou por pedir a contratações de 50 agentes e 50 escrivães por entender a situação financeira do Estado. Alguns dos concursados reagiram à informação e pediram um número maior de convocações.
Continua depois da publicidade
Já no caso do Corpo de Bombeiros havia uma expectativa pela divisão no chamamento. Em 2018 entraram 300 aprovados no mesmo concurso. Os atuais 292 são excedentes. Nos bastidores, o parcelamento da convocação era dada como certa por conta dos gastos com folha de pagamento no governo do Estado. Por isso a nomeação de quase metade em novembro e o restante em março do ano que vem.
Com o atual índice do Estado diante da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), somente três áreas podem ter contratações: segurança, saúde e educação. Diante disso, outros concursos ficam em segundo plano neste momento.
Leia mais
Concurso da PM entrará na fila das contratações do Estado
Policiais militares de SC fazem curso de libras e vídeo repercute nas redes sociais