Uma lei que reconhece o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela foi sancionada pela prefeitura de Florianópolis. Assim, fica oficializado o trecho da Capital catarinense que já fazia parte da rota religiosa de peregrinação no Norte da Ilha e que se integra ao trajetó histórico da Espanha. Em Florianópolis, o trecho fica entre Canasvieiras e Ingleses do Rio Vermelho, conforme a lei assinada pelo prefeito da Capital, Topázio Neto, nesta segunda-feira (10).

Continua depois da publicidade

O novo texto diz que o trajetó de 21 quilômetros se inicia na Igreja Nossa Senhora da Guadalupe, em Canasvieiras. Depois ele passa por diversos pontos como a própria praia da Cachoeira de Bom Jesus, até terminar no Santuário Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses.

A partir da sanção da lei, a prefeitura poderá “firmar parcerias para elaborar regulamentos e estudos necessários para a demarcação geográfica, sinalização, implantação e manutenção, bem como, disponibilizar materiais didáticos objetivando a educação ambiental dos peregrinos e demais usuários do Caminho”.

O texto da lei foi aprovado na Câmara de Vereadores. Ele havia sido apresentado pelo vereador Diácono Ricardo.

Criação há cinco anos

O trecho de Florianópolis integra o roteiro oficial do Caminho de Santiago de Compostela desde 2017. A rota original, na Europa, surgiu em 813. A história oficial relata que, naquele ano, um pastor de nome Pelaio teria sido guiado por uma milagrosa “chuva de estrelas” que indicava a localização de um túmulo, que depois foi anunciado como de São Tiago Maior, apóstolo de Jesus e irmão de São João Evangelista. Nos anos seguintes, o caminho se tornou uma importante rota de peregrinação cristã e possui diversas rotas, algumas saindo da França e Portugal.

Continua depois da publicidade

São pelo menos 12 trajetos oficiais. O chamado caminho francês, um dos mais populares, conta com 775 quilômetros. Para conseguir o certificado, é exigido percorrer, no mínimo, 100 quilômetros a pé ou a cavalo, ou então 200 de bicicleta, até a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, onde estão os restos mortais do apóstolo. Em 2016, a rota, que é Patrimônio da Humanidade, recebeu 277,8 mil peregrinos.

Leia também:

Pagamento de IPTU e outros impostos sem juros e multa está disponível em Florianópolis