Novas câmeras instaladas pela secretaria de Segurança Pública em Santa Catarina (SSP-SC) vão aumentar a capacidade de visão sobre ocorrências. Com tecnologia 4k, elas serão usadas também para identificar foragidos através do reconhecimento facial. Algumas delas já estão em funcionamento, mas um novo projeto da SSP-SC pretende ampliar a instalação. Além disso, também há equipamentos em pontos-chave com visão de até 4,4 quilômetros de distância.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo o tenente-coronel Daniel Rodrigues, diretor de tecnologia e informação da SSP, pelo novo projeto previsto para SC, os locais que já têm uma câmera móvel vão ter até duas câmeras 4K para ficarem fixas. Atualmente, as móveis focam num ponto no máximo por 10 segundos e depois mudam de posição, o que pode fazer com que seja perdido algum fato em andamento. Por isso que o modelo fixo vai ajudar no flagrante de crimes ou atendimento a casos em andamento.
Modelo móvel permite aproximação
Já o formato móvel das câmeras 4K tem um diferencial que é justamente conseguir a aproximação de fatos que ocorrem a 4,4 quilômetros de distância. O modelo permite o controle, movimento e o zoom para verificar algum evento específico, como ocorreu no caso do sequestro registrado no domingo no Centro de Florianópolis.
Atualmente, por exemplo, há uma câmera instalada na região central que tem parte das imagens divulgadas nas redes sociais da central de videomonitoramento da SSP. As demais que vão ser instaladas ficarão em pontos altos e de grande abrangência justamente pelo longo alcance (veja exemplo abaixo).
Continua depois da publicidade
Os novos equipamentos, além da detecção a 4,4 Kms, permite observação a 1,7 Km, reconhecimento a 880 metros e identificação a 440 metros.
Mudança no software
As câmeras a serem compradas terão o novo software de reconhecimento facial e leitura de letras e números de forma automática. Ou seja: elas não vão focar em pessoas específicas, mas sim em ambientes. Se houver algum foragido no local, o equipamento emite um sinal sonoro para a viatura da PM, que vai até o local confirma a identidade do suspeito. Segundo a SSP, durante os testes, com base no cadastro de mandados de prisão em aberto, foi possível efetuar a prisão de aproximadamente 30 indivíduos. Todos efetivamente identificados pela nova ferramenta.
Leia também:
PM mais velho de SC será homenageado aos 108 anos
Escola “afundando” em Florianópolis custou R$ 7,18 mi e pode ser demolida
Motoboy de 27 anos morre em acidente no bairro Pantanal, em Florianópolis
Neymar faz festa com campeonato de poker em Balneário Camboriú
Conheça as praias de SC que podem ser afetadas pela exploração de Petróleo
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram