Bom dia! A semana começa com informações quentes sobre os Poderes em Santa Catarina. Está servida a edição desta segunda-feira, 22 de setembro de 2025. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Articulação em andamento

A mais recente nominata do Republicanos, que circula entre lideranças políticas, trouxe surpresa: o nome do deputado Lucas Neves aparece como possível reforço da sigla. Apesar de, até agora, não ter manifestado publicamente intenção de deixar o Podemos, a movimentação ganhou corpo após o acordo do parlamentar com o governador Jorginho Mello (PL) em torno da reeleição.

Conversas

Entre aliados, a leitura é de que o Republicanos trabalha nos bastidores para convencer Neves a migrar e dar mais peso ao projeto eleitoral da sigla em Santa Catarina.

Progressistas

Durante o primeiro evento da série de formação política Mobiliza 11, realizado em São Bento do Sul, na noite da última sexta-feira (19), o Progressistas deu início aos trabalhos de montagem das nominatas para 2026 em Santa Catarina. Segundo Leodegar Tiscoski, presidente do partido no Estado, “a montagem desta nominata não começou ontem”. A ideia, afirma, é ampliar a bancada na Alesc e na Câmara dos Deputados.

Prioridade

Tiscoski destacou que a prioridade na majoritária é a reeleição do senador Esperidião Amin, num recado claro aos partidos interessados em ter o Progressistas em seus projetos de 2026. O desenho da sigla é reeleger Amin e conquistar ao menos duas cadeiras na Câmara dos Deputados e cinco na Alesc.

Continua depois da publicidade

Protagonismo

Aos poucos, um nome interno da Celesc ganha espaço na relação com o governador Jorginho Mello: Júlio César Pungan, diretor de Finanças e Relações com Investidores. Nas últimas semanas, é Pungan quem tem sido chamado por Jorginho para reuniões sobre a companhia. O diretor, que já passou por outros órgãos públicos, também foi presidente do Besc em 1997.

Aliás

Quem também voltou a aparecer nas agendas da Celesc e aos holofotes do governo do Estado é Moisés Diersmann. Atualmente diretor de Gestão Corporativa da companhia, Diersmann iniciou a gestão Jorginho como secretário de Administração e deixou a presidência do Ciaasc, em novembro do ano passado, após repercussão de acordos de parceria do órgão — entre eles, o da telemedicina, revelado pelo jornal O Globo.

Sem controle

O período de campanha dos candidatos ao Super Quinto da OAB-SC para uma vaga de desembargador do TJ-SC mal começou e já há corrida por apoios públicos de lideranças — lembrando até uma eleição tradicional. A votação de toda a advocacia será em 6 de outubro. A busca por votos é intensa.

Em SC

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, anuncia nesta segunda-feira (22), às 11h, em Itajaí, o contrato entre o banco e a Starnav para construção de oito embarcações de apoio marítimo offshore no estaleiro Detroit. Também serão divulgados investimentos para melhoria da logística rodoviária em Santa Catarina, além da implantação de uma usina de biodiesel e da expansão da planta esmagadora de soja da Cooperalfa.

Continua depois da publicidade

Presenças

Participam do evento o presidente do Sebrae, Décio Lima; o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme; o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos; e a deputada federal Ana Paula Lima, vice-líder do governo na Câmara dos Deputados.

Porte de arma

A Comissão de Segurança Pública da Alesc fará uma audiência pública nesta segunda-feira (22), às 17h, no Auditório Antonieta de Barros, para debater a concessão de porte de arma de fogo a vigilantes privados fora do horário de trabalho. O requerimento é do deputado Sargento Lima (PL).