Olá, bom dia! Vamos aos fatos que começam esta semana a partir desta segunda-feira, 9 de setembro de 2024. O Café com Ânderson está servido. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Promete

Nesta semana, os deputados estaduais tiram um pouco o pé do acelerador nas campanhas eleitorais para três dias de sessões na Alesc. Terça, quarta e quinta deve ser de pauta cheia, principalmente com projetos do governo que devem ser aprovados nos próximos dias. Depois de quinta, as sessões serão retomadas somente em outubro, depois do primeiro turno das eleições municipais.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Trocas no governo

Como antecipado pelo Café, na sexta-feira (6), o governador Jorginho Mello (PL) tirou Rafael Nogueira da presidência da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A escolha por Maria Teresinha Debatin é mais uma das mexidas do estilo Jorginho. Maria Teresinha é um nome de confiança dele e já passou por outras duas funções desde o começo do governo. Como não estava satisfeito com a FCC, o governador preferiu colocar alguém próximo a ele para “organizar a casa”.

Ex-deputado

A entrada de Bruno Souza no governo confirma algo que foi bastante especulado desde o começo do governo Jorginho, e principalmente desde que o ex-deputado filiou-se ao PL. Na sexta-feira (6), foi nomeado como secretário-adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde, o cargo número 2 da pasta.

Continua depois da publicidade

Na quinta

Está confirmada para a quinta-feira (12) desta semana a análise dos recursos dos presos na primeira fase da operação Caronte, que agitou Criciúma. A sessão da 5ª Câmara Criminal será presencial. Ao todo, são sete pessoas que tentam revogar as prisões preventivas.

Rejeitou

Na última semana, as defesas dos presos tentaram antecipar a análise dos recursos para a sessão de 5 de setembro, que foi virtual, mas a desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer negou o pedido. Com isso, ficou tudo para a próxima quinta-feira, inclusive a ratificação ou não das prisões da segunda fase, que teve o prefeito Clésio Salvaro (PSD) como um dos alvos.

Lista grande

A disputa pelo Quinto Constitucional do MP-SC para uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) tem 15 inscritos. Ao todo, são 12 procuradores de Justiça e três promotores.

Surpresas

A alta quantidade e alguns dos nomes inscritos chamaram a atenção nos bastidores. A votação interna para a definição dos seis escolhidos que vão para o TJ-SC é no dia 18 de setembro.

Continua depois da publicidade

Aliás…

Este será o primeiro processo do Quinto Constitucional para uma vaga no TJ-SC que os desembargadores do Judiciário catarinense farão a escolha da Lista Tríplice em votação secreta. Até então, os votos eram dados publicamente, o que mudou com uma aprovação recente no Órgão Especial. Com votação secreta, como se sabe, tudo pode acontecer.

Contabilidade

O começo do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que ocorre em Balneário Camboriú, movimentou a noite de domingo. O governador Jorginho Mello esteve presente, assim como também o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. Dentro da programação dos próximos dias, destaque para as discussões sobre a Reforma Tributária.

Pela maçã

Em discurso na Festa da Maçã, em São Joaquim, o deputado estadual Lucas Neves (Podemos) destacou a necessidade de apoio ao os agricultores da Serra Catarinense, que enfrentam a pior crise em 25 anos devido às chuvas que atingiram a última safra. Neves defendeu o setor e afirmou que é preciso unir forças para evitar qualquer possibilidade de importação de maçã, como a da China, proposta pelo Governo Federal no ano passado.