Bom dia! A coluna desta terça-feira, 9 de julho de 2024, é escrita de Lisboa, em Portugal, onde este colunista acompanha a comitiva do governador Jorginho Mello (PL) e secretários de Estado. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Foco da viagem
Uma das principais intenções da comitiva do governo de SC a Portugal é estudar o modelo de central única de atendimento de emergência. O modelo criado na Universidade de Coimbra é referência, e será visitado por integrantes da missão.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A ideia
O ponto central do projeto a ser adotado em terras catarinenses é fazer com que todas as forças de segurança estejam no mesmo espaço para atender aos chamados telefônicos e digitais. Atualmente, em SC, são 87 ramais distintos de telefones espalhados pelo Estado. A ideia atual é reduzir para nove, com apenas três centrais, uma para cada DDD: 47, 48 e 49.
Quem toca
O projeto está em andamento a diversas mãos, sendo a secretaria de Planejamento a responsável pelo desenho. A Segurança Pública e a Casa Militar também trabalham no plano.
Continua depois da publicidade
Entrevista
Antes de embarcar para Lisboa, Jorginho Mello concedeu uma entrevista exclusiva ao NSC Total, que será publicada no próximo final de semana. Ele falou sobre gestão, política, bolsonarismo, relação com o governo federal e outros assuntos.
100 prefeituras
Na entrevista, aliás, pela primeira vez o governador, que também preside o PL em Santa Catarina, diz que acredita na hipótese de o partido fazer 100 prefeituras em 2024 nas disputas municipais. Até então, Jorginho negava essa possibilidade e não apontava previsões.
Começou
A disputa jurídica em torno das eleições municipais de Florianópolis teve mais movimentos. O juiz eleitoral Marcelo Pizolati negou um pedido feito pelos advogados de Topazio Neto (PSD) para que Dário Berger (PSDB) fosse proibido de impulsionar um vídeo nas redes sociais em que faz críticas à gestão da prefeitura da Capital.
Aliás
O TRE-SC treinou as equipes e aperfeiçoou os procedimentos internos para ter mais agilidade nas decisões judiciais em tempos de redes sociais.
Continua depois da publicidade
Leia também
Governador de SC embarca para Lisboa com comitiva
Juíza de SC que foi afastada por 17 anos toma posse como desembargadora; veja fotos