Olá, bom dia! Começamos mais uma semana, e o Café com Ânderson chega quentinho de informações e bastidores, nesta segunda-feira, 9 de dezembro de 2024. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Desaparecimento

Logo mais, às 11h, a Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS/DEIC) fará uma coletiva de imprensa para anunciar o andamento das investigações do caso envolvendo o desaparecimento de um casal de Biguaçu, ocorrido em novembro. O caso ganhou repercussão estadual nos últimos dias. Seis pessoas já foram presas e uma segue sendo procurada. A investigação é comandada pelo delegado Anselmo Cruz, chefe da DRAS/DEIC.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Defesa

Preso na operação Pecados Capitais, deflagrada na última semana, o ex-secretário adjunto de Assistência Social de Florianópolis, Jeferson Melo, prestará depoimento à Polícia Civil neste começo de semana. Segundo o advogado dele, Marcelo Gonzaga, serão apresentados “elementos e provas para descortinar o caso investigado e para demonstrar a sua inocência”.

Repúdio

O Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC) emitiu uma nota de repúdio à Resolução nº 591/2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece o julgamento eletrônico assíncrono como regra geral no Poder Judiciário brasileiro. Pelo texto, haverá a substituição da sustentação oral ao vivo pela apresentação de gravações prévias.

Continua depois da publicidade

Motivos

Para o IASC, o modelo, além de limitar a atuação dos advogados, “restringe o diálogo fundamental entre as partes e os julgadores, enfraquecendo a oralidade e a dinâmica inerentes ao processo judicial justo e equilibrado”. A entidade diz que a prerrogativa da sustentação oral ao vivo não é um privilégio da advocacia, “mas um direito dos jurisdicionados e uma garantia essencial do Estado Democrático de Direito”.

Mulheres do PL

O PL Mulher fez um evento, neste domingo (8), em Florianópolis. O encontro foi liderado pela deputada federal Julia Zanatta e pela deputada estadual Ana Campagnolo, no Lira Tênis Clube. O governador Jorginho Mello (PL) também participou do ato.

Combate à corrupção

O MP-SC faz uma série de ações nesta segunda-feira (9) em escolas por conta do Dia Internacional de Combate à Corrupção. Promotoras e promotores vão palestrar para crianças e adolescentes em todas as regiões do Estado.

Números

Dados do Ministério Público (MP-SC) mostram que, só em 2024, foram oferecidas mais de 2 mil denúncias por crimes contra a administração pública e ajuizadas mais de 200 ações por atos de improbidade.

Continua depois da publicidade

Formação

Um evento na próxima sexta-feira (13) vai marcar a formação de 48 alunos de programação de jogos, game design e robótica nas aulas criadas pelo governo do Estado, por meio do projeto Novos Talentos, fruto da parceria entre a Secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC). O ato acontecerá no campi da Univali, que fica na Rodovia SC-401, 5025, no bairro Saco Grande, em Florianópolis.

Homenagem

Na próxima quinta-feira (12), a Alesc fará uma sessão especial, às 10h, em homenagem ao centenário de nascimento do ex-governador de Santa Catarina Antônio Carlos Konder Reis.

Uso da água

Nesta terça-feira, em Lages, o Estado anuncia a liberação de R$ 8,5 milhões para investimento em planejamento do uso sustentável da água. O lançamento será feito através de parceria entre a secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação. A verba deve ser aplicada em projetos de estudos e gestão de secas. Ano passado já foram investidos R$ 6,7 milhões para dar apoio aos 16 comitês de bacias catarinenses e implementando mais de 40 projetos previstos nos planos de bacias e no Plano Estadual de Recursos Hídricos.