Bom dia! Chegou a terça-feira, e chegou também o Café com Ânderson quentinho com notas e informações de bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Primeiro teste

A Alesc vota nesta terça-feira (9) três vetos do governador Jorginho Mello (PL) a projetos aprovados pelos deputados. Será a primeira vez, em 2024, que a relação entre o governo a Assembleia será testada.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Olho nisso…

As críticas do presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), ao quadro da Saúde e das cirurgias eletivas, repercutiu dentro do governo. Por outro lado, a reação do Executivo também impactou dentro da Assembleia.

Vai mostrar os números

Sobre os números das cirurgias eletivas de SC questionados por Nadal, a secretária de Saúde, Carmen Zanotto, diz que está à disposição para esclarecer aos deputados o que for necessário. Ela pretende conversar, inclusive, com o próprio presidente da Assembleia para reafirmar o que vem sendo dito pelo governo e detalhar os números.

Continua depois da publicidade

Aliás

Com o substituto já definido na Saúde, Carmen pretende ficar “até o último minuto” no cargo de secretária, dentro do prazo eleitoral, que é 6 de junho. Diogo de Marchi, o adjunto, é quem ficará na cadeira e foi indicado por ela para a função.

Vai voltar?

A ameaça de Elon Musk ao ministro do STF Alexandre de Moraes era de que as contas bloqueadas no X (ex-Twitter) seriam liberadas. O empresário catarinense Luciano Hang, entretanto, segue com a “conta retida”, como informa a própria rede social.

Fora do jogo

Cotado para ser vice de Topazio Neto (PSD) em Florianópolis, o secretário de Segurança da Capital, Araújo Gomes, não se filiou a um partido até a data necessária. A decisão foi tomada junto com o núcleo que apoia Topazio e comunicada aos colegas de prefeitura.

O cenário

Presidente da Alesc e uma das principais lideranças do MDB em Santa Catarina, o deputado estadual Mauro de Nadal tem uma leitura sobre os movimentos emedebistas para 2026: “Sozinho, o MDB não chega mais a lugar nenhum”. Ele entende que partidos como o PSD e o PSDB são, historicamente, os que estão mais alinhados aos projetos da sigla. Para as eleições municipais, entretanto, a leitura de Nadal é que o partido vai aumentar o número de prefeituras e passar de 100 cidades comandadas em 2024.

Continua depois da publicidade

Fora do tom

Dias atrás, em Ilhota, no Vale do Itajaí, em um evento de uma coligação que disputará a eleição na cidade, o discurso do deputado federal Zé Trovão (PL) causou espanto. Com uma postura radical, ele assustou até mesmo vereadores do grupo que estava reunido, segundo quem o assistiu.

Nova função

O promotor Marcelo Gomes Silva assumiu a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MP-SC. Ele substitui Ariadne Klein Sartori, que ocupava a função.

Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson: