Bom dia, bom dia! Chegamos à sexta-feira, 8 de novembro de 2024. O Café com Ânderson está servido, quentinho de notas dos bastidores agitados. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Apuração no MP-SC
Duas promotorias de Justiça de Florianópolis instauraram um procedimento conjunto para apurar o acordo de parceria do Ciasc para o serviço de telemedicina em Santa Catarina. A 7ª e a 26ª promotorias atuam na área de moralidade administrativa.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Notícia de fato
Na prática, os promotores de Justiça Andrey Cunha Amorim e Rafael de Moares Lima abriram notícias de fato para começar a apuração. Eles já pediram informações para o Ciasc e a secretaria de Estado da Saúde. As promotorias também devem compartilhar as averiguações com o TCE-SC, que também apura o caso.
Confiança
O governador Jorginho Mello (PL) mostrou-se confiante no acordo de parceria que o Ciasc fez para a telemedicina. Em determinado momento da entrevista sobre o tema, também elogiou o presidente da empresa estatal, Moisés Diersmann. O pedido para que os documentos do acordo fossem levados ao TCE-SC e ao MP-SC partiu do próprio governador.
Continua depois da publicidade
Puxão de orelha nº 1
No discurso feito durante a sanção do projeto de descompactação do salário dos professores da rede estadual, nesta quinta-feira (7), na Casa D’Agronômica, Jorginho Mello não poupou o secretário de Educação, Aristides Cimadon. Primeiro, foi ao falar sobre a condição estrutural das escolas. O governador disse que a realidade tem que mudar e que seja “ligeiro”.
Puxão de orelha nº 2
Depois, Jorginho citou a situação do Ideb: “quero ver o ano que vem”. Ele afirmou que Cimadon precisa cobrar os diretores escolares para que os resultados sejam melhores.
Os constituintes e o MP
Em um dos painéis do evento que marca os 35 anos da Constituição de Santa Catarina, participaram três nomes da política catarinense que participaram da montagem do texto constitucional em 1989: Ivan Ranzolin, Mário Cavalazzi e Julio Garcia. Em determinado momento, Cavalazzi lembrou: “Começamos o Ministério Público do zero, e hoje é essa potência que está aí, e todo mundo tem medo”.
A reação
A afirmação de Cavalazzi arrancou sorrisos da plateia, mas foi precedida por uma fala de Julio Garcia: “Corrigindo a fala do deputado Mário: numa democracia, ter medo não é uma coisa boa. Respeito eu acho que é o mais adequado”.
Continua depois da publicidade
Não é bem assim
Apesar de negar a possibilidade de ser vice de Jair Bolsonaro (PL) numa eventual derrubada da inelegibilidade do ex-presidente para 2026, Michel Temer (MDB) não tem escondido o jogo muito bem. Em momentos mais descontraídos após palestrar na Alesc, nesta quinta-feira (7), pessoas que o acompanharam perceberam que a porta não está tão fechada.
Emedebista
O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) esteve com o governador Jorginho Mello (PL), na tarde desta quinta-feira (7), na Casa D’Agronômica. Os dois fizeram uma conversa no gabinete logo após o evento da descompactação do salário dos professores. Jorginho iria a Jaraguá do Sul à noite, mas cancelou a viagem por questões climáticas.