Olá, bom dia! Começou mais uma semana, e o Café com Ânderson já está servido, cheio de informações quentinhas. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
Missão
Será logo mais, às 11h10min, o embarque da comitiva de Santa Catarina, liderada pelo governador Jorginho Mello, para Portugal. Este colunista estará na viagem para a cobertura pela NSC, que vai cobrir as despesas da minha viagem. O roteiro começa na terça-feira (9), e se estende até domingo (14).
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Encontros
Além da agenda com autoridades e órgãos portugueses, o governador será recebido em Portugal para dois jantares oferecidos por figuras brasileiras. Um deles é o catarinense Anselmo Souza, um dos donos da Dudalina. O outro é o empresário Flávio Rocha, dono da Riachuelo. Ele chegou a ser pré-candidato à presidência da República, em 2022.
Nadal no comando
Foi prestigiada a posse do governador em exercício de Santa Catarina, Mauro de Nadal (MDB). Enquanto Jorginho vai para Portugal e Marilisa para o Uruguai, desta segunda até domingo (14), caberá ao presidente da Alesc o comando do Estado. Representantes de todos os Poderes estiveram no ato (veja a foto abaixo).
Continua depois da publicidade
Todos conservadores
O final de semana teve um festival de políticos de Santa Catarina indo ao encontro dos conservadores, em Balneário Camboriú. Todos tentando se atrelar ao bolsonarismo e ao movimento conservador, principalmente os pré-candidatos a prefeito em diversas cidades do Estado.
Exemplo
No caso de Criciúma, ficou nítido o movimento dos pré-candidatos. No sábado, o prefeito Clésio Salvaro (PSD) e o pré-candidato dele, Vaguinho Espíndola (PSD), gravaram um vídeo ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro. No dia seguinte, foi a vez do pré-candidato do PL, Ricardo Guidi, fazer o mesmo e ainda se sentar na mesa do almoço onde estava Jair Bolsonaro, em BC.
O presente
Ao se encontrar com o presidente da Argentina, Javier Milei, no final de semana, o governador Jorginho Mello entregou uma renda de bilro ao líder hermano. O presente foi dado a Milei e à irmã dele, Karina (veja foto abaixo).
Tucanos
O governador do RS, Eduardo Leite, veio a Florianópolis para participar do evento estadual do PSDB de Santa Catarina, no final semana. Ele esteve junto com o presidente do partido no Estado, Marcos Vieira, o pré-candidato a prefeito da Capital, Dário Berger, e outras lideranças (veja foto abaixo). No evento, Vieira foi reeleito para comandar os tucanos no Estado.
Continua depois da publicidade
Hino na pauta, de novo
A mudança do hino de Santa Catarina voltou à pauta da Alesc. O deputado Ivan Naatz (PL) retomou a tramitação da proposta, agora via PEC, depois de análise e recomendação da Procuradoria-Geral da Casa. A adaptação da proposta já em fase de elaboração pelo parlamentar.
Lotou
O Podemos se reuniu, no final de semana, em Santa Catarina. Considerado o maior evento do partido no Brasil, o encontro foi em Florianópolis, com o treinamento chamado de “Oficina da Vitória”. O evento teve a presença de dirigentes nacionais do partido, como a presidente Renata Abreu e Vanderlei Luxemburgo, que foram recepcionados pela presidente estadual do partido, a deputada Paulinha, e pelo deputado Lucas Neves (veja foto abaixo).
Plano Safra
O deputado federal Pezenti (MDB) criticou o Plano Safra anunciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na última semana. O Programa oferece linhas de crédito aos agricultores, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais. Segundo Pezenti, o Plano Safra anunciado não atende ao pedido dos produtores rurais para taxas de juros menores que pudessem ajudar na redução do custo de produção e na diminuição do preço dos alimentos.
Veja os fatos em fotos do Café com Ânderson:
Continua depois da publicidade