Olá, bom dia! Chegamos na quarta-feira, 8 de janeiro de 2025. E o Café com Ânderson está servido, com notas quentes. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Exonerações e nomeações
O Diário Oficial da Prefeitura de Florianópolis desta terça-feira (7) trouxe as mudanças referentes ao novo secretário de Topazio Neto (PSD). A lista incluiu uma série de exonerações nas secretarias, seguida pelas nomeações que ocuparam boa parte dos cargos. Na prática, confirmou-se o que já vinha sendo especulado nos bastidores, com os partidos assumindo as secretarias por meio de indicações de nomes, além daqueles escolhidos diretamente pelo próprio prefeito.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Gabinete
Com a reforma administrativa, foram criadas secretarias executivas vinculadas ao gabinete de Topazio. O chefe do setor será Fábio Botelho. Alguns nomes que antes chefiavam pastas com status de secretarias agora passam a estar sob o guarda-chuva do gabinete. É o caso de Zena Becker, que chegou a cogitar deixar a prefeitura para se dedicar à vida pessoal e teve papel fundamental na primeira gestão de Topazio. Ela será a secretária executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais.
Mais nomes
No gabinete, também estarão Bruno Oliveira, responsável pela Comunicação da Prefeitura e pelo sucesso da imagem do prefeito nas redes sociais; Araújo Gomes, que deixa a Secretaria de Segurança para assumir a nova Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade; Michel Mittmann, antes responsável pelo Planejamento Urbano, agora secretário Executivo de Projetos Estratégicos da Cidade, entre outros.
Continua depois da publicidade
Os políticos
Maryanne Mattos, a vice-prefeita, e Roberto Katumi, vereador do PSD, foram confirmados nas pastas de Segurança e de Esporte/Cultura/Lazer, respectivamente. Na Assistência Social, Bruno Souza, pelo PL, foi oficializado. Os três possuem missões importantes e foram designados pelos seus partidos.
MDB e PL
Na Infraestrutura, Rafael Hahne seguirá no cargo, assumindo também a limpeza urbana e o comando da Comcap. Ele é indicado pelo MDB. Já a terceira vaga do PL, que assumiu as pastas de Assistência Social e Segurança Pública, ficou com Juliano Richter Pires, mantido no Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Em São José
O controverso Silvinei Vasques foi confirmado como secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José. Vasques já havia sido anunciado por Orvino Coelho (PSD) durante o período eleitoral, e sua nomeação foi uma estratégia do então candidato para se aproximar do bolsonarismo na disputa com Adeliana Dal Pont (PL).
Telemedicina
A Secretaria de Saúde do Estado (SES) firmou uma parceria com a Prefeitura de Florianópolis para que o Alô Saúde seja utilizado no Hospital Celso Ramos. Assim, pacientes de baixa complexidade que chegam à emergência podem ser atendidos de forma online dentro da própria unidade. O sistema, já usado para desafogar a lotação, continua funcionando bem na Capital catarinense.
Continua depois da publicidade
Carlos Humberto
Depois de participar das posses de Leonel e Juliana Pavan, ambos do PSD, prefeitos de Camboriú e Balneário Camboriú, respectivamente, o deputado Carlos Humberto (PL) foi recebido pelo prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL). Além de parabenizar Coelho e o vice, Rubens Angioletti (PL), o parlamentar também anunciou duas emendas para a cidade portuária: uma para realizar uma obra complementar nas proximidades das alças da rodovia Antônio Heil e outra para uma praça na cidade.
Retorno
O Judiciário e o MP-SC retomaram suas atividades nesta terça-feira (7). O ambiente jurídico catarinense está agitado neste início de 2025, devido às disputas envolvendo vagas no TJ-SC e no comando do MP. Os primeiros dias de retorno dos trabalhos são marcados por muitas conversas nos bastidores.