Olá, bom dia! O Café com Ânderson deste 7 de novembro de 2024 está servido, cheio e quentinho de informações dos bastidores. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Repercussão
Bateu forte dentro do governo do Estado a publicação do jornal O Globo, confirmada e também publicada pela coluna, sobre a “parceria” do Ciasc para um sistema milionário de telemedicina em Santa Catarina. Após a reportagem ser divulgada, nesta quarta-feira (6), o ambiente ficou agitado no Executivo. Já na Alesc, deputados de oposição ensaiam movimentos para questionar a contratação sem licitação.
Posicionamento
Pelos altos valores envolvidos, mesmo que nem tenham sido desembolsados, e também pela importância do tema, o governador Jorginho Mello (PL) deve se manifestar sobre o tema, o que deve ocorrer durante esta quinta-feira.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Circulando
O ex-deputado federal catarinense João Pizzolatti Júnior (Progressistas) voltou a circular por Brasília, nesta semana. Ele andava afastado da política depois de ser investigado na Lava Jato e de se envolver numa acidente de trânsito em que foi condenado recentemente.
Continua depois da publicidade
Visitas
Pizzolatti esteve ao lado de figuras como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto. Ambos foram colegas do catarinense na Câmara dos Deputados.
Gesto
A quarta-feira (6) foi de homenagens aos deputados constituintes catarinenses na Alesc. Um dos gestos que mais chamou a atenção ocorreu no gabinete da presidência da Alesc, com o deputado Mauro de Nadal (MDB) entregando uma caneta de presente ao deputado Julio Garcia (PSD), único parlamentar na ativa que fez parte dos constituintes. O ato também foi visto nos bastidores da presidência como um sinal de Mauro a Julio para a eleição da Mesa da Alesc, no começo de 2025.
Despedida
O desembargador do TJ-SC Sérgio Roberto Baasch Luz se despediu, nesta quarta-feira (6), dos colegas. Ele anunciou a aposentadoria depois de quase 43 anos de carreira no Judiciário catarinense. Haverá uma sessão do Tribunal Pleno, ainda sem data marcada, para homenagear o desembargador.
A mensagem final
Baasch Luz deixou uma fala importante ao se despedir do TJ-SC. Ele se direcionou aos novos magistrados que integram o Judiciário catarinense: “O magistrado jamais poderá se esquecer dos mais humildes. Buscar e dar uma palavra de conforto. Eles não têm eproc, não têm email e querem apenas uma palavra. Vou procurar honrar, mesmo sem a toga, os princípios da magistratura catarinense”.
Continua depois da publicidade
Na Grande Floripa
Com intenções para 2026, quando deve disputar uma cadeira de deputado estadual, o prefeito em exercício de Florianópolis, João Cobalchini (MDB), fez uma agenda regional, nesta quarta-feira. Ele visitou os prefeitos de três das principais cidades da Grande Florianópolis: Orvino Coelho (PSD), de São José; Eduardo Frecia (PL), de Palhoça; e Ricardo Costa (MDB), de Santo Amaro da Imperatriz.
Dobradinha
João vai para a urna em 2026 ao lado do pai, o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB). Os dois tentarão emplacar a dobradinha do filho na Alesc e o pai reeleito na Câmara dos Deputados.
Apoio
O candidato da chapa 2 das eleições da OAB-SC, Rodrigo Curi, postou nas redes sociais que recebeu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro para a disputa catarinense. O advogado de SC recebeu de Bolsonaro a famosa medalha que distribui a diferentes figuras. A chapa de Curi se apresenta como uma terceira via para a eleição, marcada para o dia 22 de novembro.