Bom dia! Chegou o Café com Ânderson desta sexta-feira, 7 de junho de 2024. Os bastidores do poder você lê aqui. Veja abaixo:
Continua depois da publicidade
Novo mandato
O colegiado de reitores da Acafe aprovou, nesta semana, por unanimidade, a permissão para a reeleição na cadeira de presidente da entidade. Assim, na eleição que ocorre tradicionalmente em outubro, a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, deve ser reconduzida ao cargo para mais dois anos. O novo mandato vai até 2026.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O que pesou
A proposta de alteração no estatuto da Acafe foi feita pelo vice-presidente da entidade e reitor da Uniplac, Kaio Amarante, com apoio de outros reitores. A ideia dos reitores é dar continuidade aos trabalhos de implantação do programa Universidade Gratuita, criado pelo governo de SC. Pesou também um trabalho iniciado de desenvolvimento e consolidação estratégica das universidades comunitárias, que ainda precisa ser concluído e fixado.
Presidenciável em SC
O governador do Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), estará em Florianópolis nesta sexta-feira (7). Ele faz uma palestra na Fiesc, pela manhã, e participa de um encontro com colegas do União no Majestic, à tarde.
Continua depois da publicidade
Bastidor
O ex-prefeito da Capital Gean Loureiro será um dos anfitriões da visita do governador Caiado. Com isso, deve se encontrar, depois de alguns dias de afastamento, com o atual prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), que estará na Fiesc junto com o governador Jorginho Mello (PL).
Absolvido
O juiz Marcelo Pizolati, responsável pela 13º Vara Eleitoral de Florianópolis, absolveu o ex-vereador da Capital Maikon Costa (PL) no processo que ele respondia por boca de urna nas eleições de 2022. O magistrado entendeu que não havia provas que comprovassem as irregularidades. O advogado Rogério Duarte da Silva atuou na defesa do ex-vereador.
Alvo de reclamações
A Celesc tem sido alvo de reclamações por conta do novo sistema comercial, que ainda apresenta erros para os clientes. A companhia tem trabalhado na estratégia de comunicar sobre as orientações para que as pessoas saibam como agir diante dos problemas. Além disso, a empresa reconhece as dificuldades por conta da implantação do novo sistema, o que era esperado pelo volume de dados, e diz que trabalha para regularizar a situação.
Judiciário
O corregedor nacional de Justiça, ministro do STJ Luis Felipe Salomão, cumpriu agendas nesta quinta-feira (6), em Florianópolis. Ele esteve na OAB-SC e com o governador Jorginho Mello, entre outros compromissos. Nesta sexta-feira (7), acompanha o presidente do TJ-SC, Francisco de Oliveira Neto, em um evento de regularização fundiária em Palhoça, às 10h.
Continua depois da publicidade
Leilão de arroz
A primeira parte do leilão do arroz feito pelo governo federal para importar o alimento diante das enchentes no RS, o maior Estado produtor do Brasil, contemplou 11 Estados. O lote de Santa Catarina, por exemplo, não foi arrematado. O governo federal fará uma reoferta para que se atinja a quantidade necessária para atender as demais regiões.