Olá, bom dia! O Café com Ânderson desta sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025, está servido. Informações e bastidores quentes que você lê abaixo:
Continua depois da publicidade
Depoimento (1)
A ida do governador Jorginho Mello (PL) à sede da Polícia Federal (PF), em Florianópolis, na quarta-feira (5), para prestar depoimento sobre suas declarações a respeito de Jair Bolsonaro e Waldemar da Costa Neto, durou cerca de 20 minutos. Na PF, Jorginho ficou em uma sala acompanhado de seu advogado, Renato Boabaid. Por vídeo, um delegado de Brasília fez as perguntas sobre a afirmação do governador em uma entrevista concedida em janeiro.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Depoimento (2)
Durante o depoimento, Jorginho foi questionado sobre a afirmação de que Bolsonaro e Waldemar “conversam muito”, o que, neste momento, é proibido por uma decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes. O governador alegou ter cometido um erro de tempo verbal e que queria dizer “conversavam”. O delegado responsável pelas perguntas fez outros questionamentos relacionados ao tema e deixou claro que Jorginho não estava sendo investigado, apenas prestando esclarecimentos.
Despedida
Os juízes do Pleno do TRE-SC Sebastião Ogê Muniz e Otávio José Minatto participaram da última sessão de julgamento no órgão nesta quinta-feira. Ambos concluíram o prazo de dois anos de atuação. Com a saída dos magistrados, dois novos juízes tomarão posse como membros efetivos da Corte no dia 20 de fevereiro de 2025. São eles: o desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus e o juiz de direito Marcelo Pizolati.
Continua depois da publicidade
Novo líder
O deputado estadual Sérgio Guimarães assumiu a liderança do partido na Assembleia Legislativa. Em acordo entre os deputados Jair Miotto e Marcos da Rosa, Guimarães ficará à frente dos trabalhos no Parlamento Catarinense pelos próximos dois anos.
Quinto
A OAB-SC se reunirá até o final de fevereiro para definir possíveis alterações na tramitação do Quinto Constitucional. Dois pontos estão em discussão: 1) voto secreto dentro do Conselho Estadual; 2) paridade de gênero na formação da lista dentro do órgão. O edital para o Quinto Constitucional, que deve ser o mais disputado da história da advocacia, deve ser lançado no começo de março.
Cobrança
As filas constantes nas praças de pedágio da BR-101 nas últimas semanas geraram um questionamento formal da deputada federal Júlia Zanatta (PL) às concessionárias da rodovia federal e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela fiscalização dos contratos. Em ofícios encaminhados esta semana à Arteris, da BR-101 Norte, e à CCR, da BR-101 Sul, a parlamentar pede explicações sobre como as empresas têm procedido quando os veículos passam mais tempo aguardando nas cancelas do que o limite permitido.
Lá e aqui
A discussão sobre reposição inflacionária no salário dos servidores da segurança pública de Santa Catarina repercutiu também no Rio Grande do Sul. O acordo fechado em SC foi de 21,5% em três parcelas até abril de 2026 para todos os funcionários do setor no Estado. Já no RS, o governo local concedeu 12,49% em três parcelas até outubro de 2026. A Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) do RS divulgou um texto em que compara os dois cenários e reclama da postura do governo local.
Continua depois da publicidade
Referência
O projeto de auditoria contínua da folha de pagamento do Governo do Estado de Santa Catarina tem despertado a atenção de diversos órgãos públicos nacionais. Nesta semana, o modelo foi apresentado pela Controladoria-Geral (CGE) para o Estado da Bahia. A equipe também já fez apresentações para o Banco Mundial, Tribunal de Contas da União e Prefeituras de Belo Horizonte e Fortaleza, entre outros.
Economia
Em 2024, o modelo de auditoria da folha dos servidores evitou o desembolso de mais de R$ 23 milhões. O monitoramento é baseado em trilhas tecnológicas de auditoria. Essas trilhas submetem regras pré-estabelecidas à base de dados dos contracheques dos servidores, evitando erros e irregularidades no pagamento. A execução das trilhas e a comunicação dos achados com os órgãos setoriais são feitas de forma automatizada e contínua, agilizando os processos.
Inovação
O programa SC Mais Inovação, que passou pelo Extremo-Oeste catarinense nesta semana, já começa a ganhar corpo e ritmo acelerado. O projeto, que está na primeira fase de implementação e apresentando os 21 agentes regionais de inovação, tem despertado interesse de empresários, startups e empreendedores por onde passa. De acordo com o coordenador-geral do programa, Adriano Rodrigues, o SC Mais Inovação será a grande virada de chave para o desenvolvimento de Santa Catarina.