Bom dia! Vamos ao Café com Ânderson desta quarta-feira, 7 de agosto de 2024. As notas quentes já estão servidas. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Serão 23

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) negou um recurso da federação PSOL/REDE para que a Câmara de Vereadores de Florianópolis fosse obrigada a aumentar o número de cadeiras de 23 para 25. A alegação dos partidos é que o Censo 2022 registrou um índice de população que já permite a alteração.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Câmara em silêncio

Durante o julgamento no TRE-SC, nesta terça-feira (6), o advogado da federação e o desembargador-relator do processo destacaram a ausência de um posicionamento da Câmara sobre o pedido. O Legislativo, na prática, preferiu manter-se em silêncio sobre o tema. Mesmo assim, por unanimidade, o TRE rejeitou o recurso por entender que a decisão de aumentar o número de vereadores é uma prerrogativa da própria Câmara. Assim, serão 23 cadeiras em disputa na Capital.

Também na pauta

Ainda nesta terça-feira (6), o TRE-SC começou a discutir o segundo caso que tramita no órgão sobre a alegação de impulsionamento pago para crítica a adversário na pré-campanha de Florianópolis. O relator, Sebastião Ogê Muniz, votou a favor do pedido da defesa do prefeito Topazio Neto (PSD) contra um vídeo gravado por Lela (PT). Um pedido de vista suspendeu o julgamento, que será retomado nesta quinta-feira (8), junto com outro processo da mesma temática.

Continua depois da publicidade

O que alegam

A defesa de Lela defendeu que não se tratava de um vídeo de pré-campanha ou de tema eleitoral, o que permitiria o impulsionamento do conteúdo. Já os advogados de Topazio alegam que houve propaganda negativa do adversário em questão através de impulsionamento, algo não permitido pelo TSE. O outro caso que tramita no TRE-SC é de Topazio contra Dário Berger (PSDB), com as mesmas linhas gerais: a Justiça eleitoral negou, em primeira instância, o pedido do prefeito para condenação dos adversários, e a defesa recorreu ao Tribunal.

Reclamações

Projetos que concedem benefícios e reajustes para defensores públicos causaram reações de deputado estaduais na reunião conjunta das principais comissões permanentes da Alesc, nesta terça-feira (6). O texto que previa reajuste salarial da carreira de defensor público da primeira categoria foi retirado de pauta.

Valores assustaram

O aumento do subsídio dos servidores era de 50% entre 1º de janeiro de 2024 e 1º de janeiro de 2026. Já o projeto para conceder valor de substituição do servidor que ocupa cargo de colega temporariamente avançou e vai a plenário.

Ruído no Turismo

Começa nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro, o Salão do Turismo, apontado como o maior evento do setor no Brasil. Nas últimas semanas, causou desconforto entre as regiões de turismo de Santa Catarina, conhecidas como IGRs, a posição do governo do Estado em relação ao evento deste ano. Segundo Elisiane Menegolla, gestora técnica da IGR Grande Oeste, o apoio dado em 2024 para suporte e organização do que será apresentado pelas regiões é menor do que no ano passado.

Continua depois da publicidade

O que diz a SETUR

A secretaria de Turismo do Estado (SETUR) diz que o apoio dado neste ano é o mesmo de 2023, com envio de representantes e materiais de divulgação. A pasta ainda afirma que o Salão de Turismo não tem aplicação de recursos financeiros por parte do Estados porque o Ministério do Turismo disponibiliza os espaços para que sejam divulgados os atrativos e experiências turísticas.

De última hora

Pré-candidato a prefeito de São José, Sargento Zenon (DC) resolveu tirar o time de campo para apoiar Adeliana Dal Pont (PL). Decisão foi na reta final das convenções. Pesou o pedido do governador Jorginho Mello (PL) ao partido de Zenon.

Nova rota

Manu Wolff (Podemos), que foi secretária municipal em Jaraguá do Sul e assessora do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), confirmou um projeto próprio para as eleições municipais da cidade do Norte do Estado. Ela não apoiará o atual prefeito, Jair Franzner (MDB), e confirmou a pré-candidatura com o Professor Francisco (PT) de vice.

Decidiu

Uma das principais dúvidas das eleições no Meio-Oeste do Estado foi respondida no último dia de convenções: o deputado estadual Edilson Massocco disputará a eleição em Concórdia pelo PL. Ele era vice-prefeito na cidade até 2022, quando se elegeu deputado. O atual presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Fábio Ferri (PL), será o vice.

Continua depois da publicidade

Troca-troca

O ex-prefeito de Campos Novos Silvio Zancanaro (PSD) assumiu uma cadeira na Alec. Ele substitui Julio Garcia (PSD), que licenciou-se, por 60 dias. Em setembro, será a vez de Napoleão Bernardes (PSD) se licenciar. Zé Caramori (PSD) assumirá por 30 dias.