Bom dia! Chegamos ao dia 6 de junho de 2024. A política catarinense está cada vez mais agitada. E o Café com Ânderson traz os bastidores. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Terceira rejeição
O desembargador Sérgio Rizelo negou, novamente, uma liminar para a defesa de Ed Pereira, que tenta soltá-lo. O advogado Claudio Gastão da Rosa Filho tentou um Pedido de Reconsideração no habeas corpus já protocolado no TJ-SC, mas o magistrado indeferiu a liminar. É a terceira negativa em uma semana.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Ação…
O senador Jorge Seif (PL-SC) foi um dos únicos a se manifestar publicamente a favor da taxação das blusinhas, aprovada nesta quarta-feira no Senado.
… e reação
O posicionamento de Seif repercutiu e ele recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais. Seguidores foram até fotos publicadas pelo senador na internet para reclamar da postura dele diante da proposta das blusinhas.
Continua depois da publicidade
Aliás…
Que fase vive Jorge Seif. Quando parecia que o processo de cassação no TSE seria o maior pesadelo dele, na verdade foram outros episódios que passaram a mexer mais com a imagem política do senador por SC.
Usuy fora do jogo
O secretário de Planejamento do Estado, Edgard Usuy, não foi exonerado do cargo pelo governador Jorginho Mello. Assim sendo, ele está fora da disputa pela cadeira de vice de Topazio Neto (PSD).
Quem segue
Ganham força os vereadores Gabrielzinho e Maryanne Mattos. Ele tem apoio da maior parte da base de apoio a Topazio na Câmara, enquanto ela conta com apoios dentro do PL e de pessoas próximas ao governador.
Família Mello em Brasília
Nesta quarta-feira (6), Jorginho foi a Brasília para movimentos políticos. Esteve acompanhado dos dois filhos, Filipe e Bruno, e de Nara Godoy, braço-direito do governador no PL. Em uma das agendas, se reuniram com Valdemar Costa Neto, presidente nacional da sigla (veja foto abaixo).
Continua depois da publicidade
Ação imediata
O movimento de Jorginho de “implodir” o comando de Carlos Moisés no Republicanos de Santa Catarina deve gerar efeitos em poucos dias. Comissões provisórias serão montadas nas cidades para ditar as “novas regras” do partido para as eleições municipais. O deputado federal Jorge Goetten, que já saiu do PL, deve se filiar nesta quinta-feira no Republicanos para ser o novo presidente estadual.
No TSE
A ação para desfiliar Goetten do PL já tramitava no TSE há 12 dias. O movimento foi feito de forma silenciosa pelo advogado e filho do governador, Filipe Mello. Nesta quarta (5), o ministro Nunes Marques concedeu a liminar para desfiliação.
Pronta para o jogo
Braço-direito do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), Emanuela Wolff (PODEMOS) deixou o cargo de confiança que ocupava no governo do Estado, nesta quarta-feira (5). Agora, ela fica apta a disputar a eleição em Jaraguá do Sul. Não há nada definido, mas a saída seria uma prevenção caso seja necessário que ela componha chapa como vice na disputa de Jaraguá.
PEC das Praias
O presidente da Câmara, Arthur Lira, citou cidades de SC ao defender a PEC das Praias, em tramitação no Senado: “Hoje, cidades inteiras são terrenos de Marinha, onde os proprietários moram. Ninguém vai destruir Florianópolis, vai? Alguém vai mudar Balneário Camboriú, Recife, Vitória do Espírito Santo, São Luiz do Maranhão? Então, essas cidades hoje quase 100% são terrenos de Marinha, e os proprietários ficam pagando laudêmio, isso precisa ser regularizado. Foi para isso que a PEC foi feita, com todo o respaldo de 400 votos de deputados”.
Continua depois da publicidade
Progressistas
O movimento das mulheres do Progressistas em Santa Catarina promoveu um evento em Pescaria Brava, nesta quarta-feira (5). Em torno de 600 mulheres participaram do ato com o tema “O futuro chegou”. Henrique Castro, presidente do Progressistas e pré-candidato a prefeito, esteve presente e discursou para o público presente.