Olá, bom dia! Estamos no ar. O Café com Ânderson de 6 de janeiro de 2025 chegou. São notas de bastidores quentinhas para abrir a semana. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
Desfilando
Com cinco dias de mandato dos novos prefeitos, ficou comprovado que a vitória de Juliana Pavan (PSD) em Balneário Camboriú também representou a maior derrota que o PL teve em Santa Catarina nas eleições de 2024, no que diz respeito à reeleição do governador Jorginho Mello. Neste domingo (5), Juliana recebeu, na cidade, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que participou de um desfile em BC, justamente na época mais movimentada do Litoral catarinense.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Palco
A nova prefeita da cidade, que mais ganha fama em SC, já mostrou o que o PSD deve fazer para projetar João Rodrigues além do Oeste catarinense. As vitórias em cidades importantes do Litoral proporcionam ao prefeito de Chapecó o “palco” para que ele possa circular, já de olho em 2026.
Derrota do PL
Caso o projeto de Fabrício Oliveira, com Peeter Grando, tivesse sido o vitorioso, o palco seria de Jorginho, que deve apostar em Itajaí e Itapema, como já fez na sexta-feira passada, para aumentar a capilaridade no Litoral Norte.
Continua depois da publicidade
Falando nele…
Embora Fabrício Oliveira seja um dos mais cotados para assumir a Secretaria de Turismo no governo Jorginho, a derrota em BC nas eleições de 2024 pode pesar para que o governador não o traga para o governo do Estado.
Recomeço
A semana marcará a retomada dos trabalhos no Executivo estadual, com a tendência de que também comecem a se desenrolar as intenções de Jorginho de fazer mudanças no governo. Prefeitas e prefeitos do PL e partidos aliados, que deixaram o cargo na semana passada, devem conversar com o governador.
Rodada
Neste começo de 2025, Jorginho fará uma nova visita às regiões do Estado para conversar com prefeitas e prefeitos, como fez no começo de 2023, quando assumiu o governo. Ele confirmou o plano na semana passada, em entrevista antes da posse de Topázio Neto (PSD) em Florianópolis.
Vem aí (1)
Nos próximos dias, com a retomada dos trabalhos no Judiciário catarinense, deve ser confirmada a abertura da nova vaga de desembargador do TJ-SC pelo Quinto Constitucional da OAB-SC. A disputa já ocorre nos bastidores.
Continua depois da publicidade
Vem aí (2)
Outra corrida que deve esquentar a partir dos próximos dias, com o fim dos recessos, é a do comando do MP-SC, que terá eleição interna no final de fevereiro para o cargo de procurador-geral de Justiça. Estão inscritos o atual procurador-geral, Fábio Trajano, e a promotora Vanessa Wendhausen Cavallazzi.
Líder
O governo Topázio deve contar com o vereador Rafinha Lima (PSD) como líder dentro da Câmara de Vereadores. A base governista do prefeito deverá ser composta por 18 parlamentares entre os 23 integrantes da Casa.
CCJ
A principal comissão do Legislativo de Florianópolis ficará com Manu Vieira (PL), que será a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).