Bom dia, bom dia! É sexta-feira, 6 de dezembro de 2024. O Café com Ânderson chega quentinho de informações e bastidores. Leia abaixo:

Continua depois da publicidade

Vice

Nas negociações para a cadeira de 1º Vice-Presidente da Alesc, o deputado Volnei Webber (MDB) também está de olho. Os emedebistas se empolgaram com a ideia de ficar com o posto, que também é pretendido pelo PL.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Falando nisso…

Os deputados estaduais do PL fizeram uma votação à moda antiga para decidir quem é o indicado da sigla para ficar com uma eventual cadeira de 1º Vice-Presidente. Foi na votação secreta, tudo escrito no “papelzinho”. Quando as “urnas foram abertas”, Carlos Humberto venceu Nilso Berlanda por um voto.

Ampliação

O projeto do aumento do número de desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) deve vir acompanhado, na sequência, de uma mudança estrutural do Poder Judiciário catarinense. A proposta do presidente do TJ-SC, Francisco Oliveira Neto, será a construção de uma nova unidade no local onde hoje está o prédio abandonado da Defensoria Pública da União (DPU). A estrutura passará a pertencer ao Judiciário.

Continua depois da publicidade

Fórum

O prédio da DPU fica atrás do Fórum Eduardo Luz, que também pode passar por obras para se adequar ao novo complexo do Judiciário no local.

Orçamento da Bancada

A bancada catarinense em Brasília definiu os valores e as áreas beneficiadas de forma conjunta pelos deputados e senadores de SC. O maior valor, na casa dos R$ 179 milhões, ficará para a assistência hospitalar e ambulatorial. A atenção primária de saúde receberá R$ 154 milhões.

Estradas

A bancada ainda destinará recursos para a recuperação e restauração de rodovias federais no Estado. Foram beneficiadas as BRs 163, 285, 470, 280 e 282.

Casas

Será nesta sexta-feira (6), em Lages, o lançamento do programa do governo do Estado para construção de habitações populares. O Casa Catarina foi desenhado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, nos últimos dois anos. O ato ocorre às 17h, com a presença do governador Jorginho Mello.

Continua depois da publicidade

Liderança

O projeto do Casa Catarina foi comandando pela secretária de Assistência Social, Maria Helena Zimmermann, a Kika. O lançamento ocorre nesta reta final da gestão dela à frente da pasta, já que Kika deixará o governo no final do ano para assumir a secretaria municipal de Assistência Social de Rio do Sul.

Novo campi

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebeu nesta quinta-feira, 5 de dezembro, um novo imóvel para a construção do Campus Tijucas. A estrutura está prevista no plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  A entrega da área foi oficializada pelo Ministério da Educação.