Bom dia, bom dia! Estamos na terça-feira, 5 de novembro de 2024. Os destaques estão no Café com Ânderson. Saiba o que vem movimentando os bastidores. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
De volta
No final deste mês de novembro, a senadora Ivete da Silveira (MDB) vai voltar ao cargo de senadora por Santa Catarina. Depois de três meses afastada, ela retomará a função. Neste período, Beto Martins (PL), que é o segundo suplente na chapa eleita em 2022 e encabeçada, à época, por Jorginho Mello, esteve em uma das cadeiras catarinenses no Senado.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Secretaria
Com a volta de Ivete ao cargo, Beto Martins vai retornar para o comando da secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. O governador Jorginho Mello (PL) já fez o alinhamento. O retorno efetivo deve ocorrer em janeiro, depois de um período de férias de Beto. Até então, quem comanda a secretaria é o adjunto, Ivan Amaral, que foi promovido a secretário, mas com o acompanhamento de Beto.
Fechado
Jorginho e Beto se reuniram na última sexta-feira, em Florianópolis, e alinharam o futuro, tanto do agora senador como da secretaria.
Continua depois da publicidade
Fora da lista
A secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias era pretendida pelo MDB nas negociações para a entrada completa do partido no governo Jorginho Mello. Com a confirmação da volta do secretário que antes ocupava a pasta, os emedebistas terão que mudar os planos. Jorginho, por outro lado, colocou a secretaria de Segurança Pública nas negociações.
Marcado
Na próxima quinta-feira, 7 de novembro, a prefeitura de Palhoça faz a assinatura do contrato de concessão do sistema de água e esgoto na cidade. A vencedora do leilão foi a AEGEA, que terá o nome de “Águas de Palhoça” na operação da cidade da Grande Florianópolis.
Retorno
O deputado estadual Maurício Eskudlardk (PL) retorna aos trabalhos na Alesc, nesta terça-feira (5). Ele ficou um período afastado das funções para tratamento de saúde. Nas redes sociais, Eskudlark anunciou o retorno com a frase: “Fechado com Jorginho Mello e Bolsonaro em 2026”.
Temporário
Na cadeira de Eskudlark durante a licença, estava o suplente Alex Brasil (PL), que volta definitivamente para a Alesc no começo de 2025, quando Edilson Massocco (PL) e Estener Soratto (PL) deixam a Casa para assumir as prefeituras de Concórdia e Tubarão, respectivamente. O outro suplente é Maurício Peixer (PL).
Continua depois da publicidade
Na base
Reeleito pelo PSDB e apoiando Dário Berger na disputa em Florianópolis, o vereador Renato da Farmácia (PSDB) já caminha para fazer parte da base de apoio a Topazio Neto (PSD) na Câmara de Vereadores da Capital.
Fake news
O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) apresentou, na última semana, um projeto de lei para prevenir e combater a desinformação e a informação enganosa nas plataformas de comunicação digital e redes sociais. A proposta impõe responsabilidades às plataformas para coibir a disseminação de desinformação.
Governo federal
Uczai fala que Governo federal será o responsável por gerir a nova lei: “Nosso projeto reforça a necessidade de cooperação entre os provedores de plataformas e o Poder Executivo, que terá autoridade para aprovar códigos de conduta e desenvolver normas adequadas à proteção da sociedade brasileira contra os danos causados pela desinformação”.