Bom dia! Vamos ao Café com Ânderson desta sexta-feira, 5 de julho de 2024. Os bastidores estão movimentados, e isso tudo aparece aqui no Café. Leia abaixo:
Continua depois da publicidade
O mais votado
O governador Jorginho Mello (PL) nomeou Ronaldo Francisco como defensor público-geral de Santa Catarina. Na disputa interna, ele havia sido o mais votado, e encabeçou a Lista Tríplice enviado ao governador para a escolha final. A nomeação oficial ocorreu nesta quinta-feira (4).
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Segunda tentativa
Em 2022, Ronaldo também já havia sido o mais votado dentro da Defensoria Pública de SC. Entretanto, o então governador Carlos Moisés da Silva optou pelo segundo colocado, Renan Soares, que na época foi reconduzido ao cargo já ocupado por ele.
Posse de Paulinho
Foi num café na Casa D’Agronômica prestigiado por lideranças políticas como o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, que Paulinho Bornhausen tomou posse (veja foto abaixo) como secretário executivo de Articulação Internacional do governo do Estado, na manhã de quinta-feira (4).
Continua depois da publicidade
Partiu
Agora já empossado, Paulinho participa na próxima da primeira missão internacional dele ao lado de Jorginho. O novo secretário está confirmado na comitiva que vai para Portugal na próxima segunda-feira (8). A viagem termina no domingo, dia 14 de julho.
Agora é lei
Jorginho sancionou, nesta quinta-feira (4), a lei Melissa Afonso Pacheco, que prevê garantia de atenção para as mulheres vítimas de violência obstétrica em Santa Catarina. O texto foi uma proposta da Bancada Feminina da Alesc, através da deputada Paulinha (Podemos) e ganhou o nome de uma criança que, infelizmente, perdeu a vida no parto. A mãe da pequena relatou ter sofrido violência obstétrica no hospital.
Podemos quer a vaga
A vereadora Noemi Leal (União Brasil) foi empossada na vaga de Gabrielzinho na Câmara da Capital diante da renúncia de Erádio Gonçalves. No entanto, o Podemos, partido pelo qual Gabrielzinho foi eleito, alega que a vaga deve ficar com um suplente que permanece na sigla, e não Noemi, que foi para o União Brasil. O pedido oficial da vaga já foi feito para o presidente da Câmara, João Cobalchini.
Posse
Será na tarde desta sexta-feira (5), às 17h, a posse da nova desembargadora do TJ-SC, Érica Ferreira. Ela assume a vaga de Rejane Andersen após ter ficado 17 anos afastada do cargo de juíza em uma caso polêmico dentro do Judiciário catarinense.
Continua depois da publicidade
Desinformação
Caberá ao juiz Márcio Schiefler Fontes a missão de comandar um grupo dentro do TRE-SC para discutir e combater a desinformação nas eleições catarinenses de 2024. A relação do magistrado com o STF e o CNJ, onde ele já atuou como juiz-auxiliar, e a experiência dele contribuíram para a escolha.
Nome em Lages
O nome do vereador Jair Júnior é o mais cotado para disputar a eleição em Lages pelo Podemos. O deputado estadual Lucas Neves, que comanda o partido na região, é quem está na linha de frente das negociações.